Qualidade acadêmica e acessibilidade: por que apostar no EAD

Mesmo diploma e menor custo: por que apostar no EAD

O ensino a distância (EAD) tem conquistado cada vez mais espaço entre os universitários brasileiros. Além do custo menor, alcançar a graduação pela modalidade virtual ajuda a desenvolver uma série de comportamentos requeridos pelo mercado de trabalho – tudo isso, sem perder a qualidade e com o mesmo diploma de quem estuda presencialmente.

De acordo com o Censo da Educação Superior 2015, divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), entre os anos de 2010 e 2015, a modalidade de ensino a distância apresentou um crescimento de 11,1% nas matrículas, enquanto a graduação presencial alcançou 3,8%. 

Ainda segundo a Pesquisa, o número de profissionais e de tutores voltados para a modalidade de ensino a distância também apresentou aumento – em 2014, eram 28,7 mil docentes, já em 2015, a estatística cresceu para 48,1 mil educadores. Com cada vez mais cursos certificados pelo Ministério da Educação (MEC), a tendência é que o público do EAD cresça ainda mais.

Novas tecnologias – mais acessíveis e pensadas diretamente para o conforto e a usabilidade do usuário – também impulsionaram o crescimento da aderência ao EAD. No Damásio Unifavip, a plataforma de navegação é intuitiva e de fácil operação, com sistema de pontuação conforme a participação e a colaboração dos alunos, além de apresentar um conteúdo adaptado para diversos dispositivos (computadores, celulares, tablets etc).

Além de comumente apresentar um valor mais baixo que a graduação presencial, o desenvolvimento de competências socioemocionais em estudantes de ensino a distância é inerente à modalidade. Alunos que optam pelo EAD são mais propensos a desenvolver comportamentos como: proatividade, autonomia, disciplina, autorresponsabilidade e domínio de novas tecnologias – são as chamadas soft skills, habilidades que fazem a diferença na hora de buscar uma vaga no mercado. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui.

Com tais aspectos desenvolvidos, tem sido cada vez menor o questionamento acerca da certificação do ensino a distância. Além de apresentar a mesma carga horária da modalidade presencial, a graduação EAD não apresenta distinção na hora de emitir o diploma. Com a qualidade acadêmica e a tradição dos mais de 40 anos de atuação no Brasil, o Damásio | Unifavip chega oferecendo todo o suporte e inovação por meio dos mais de 180 polos distribuídos pelo País.

Relacionadas

6 Etapas para Elaborar uma Pesquisa de Iniciação Científica