CPA

Visando contemplar as 10 (dez) dimensões especificadas no art. 3º da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e em atendimento ao disposto no art. 16, inciso VI do Decreto Nº 5.773/2006, o processo de Autoavaliação Institucional da FACI WYDEN é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, cujas atribuições são:

  • Conduzir os processos de autoavaliação institucional, zelando pelo envolvimento da comunidade acadêmica;
  • Analisar os resultados dos processos de autoavaliação institucional, apontando pontos fortes, pontos de melhoria e possíveis encaminhamentos;
  • Divulgar as análises dos resultados do processo de autoavaliação institucional e das avaliações externas para a comunidade acadêmica;
  • Elaborar, anualmente, o relatório de autoavaliação institucional e encaminhá-lo ao Diretor Geral, de forma a subsidiar o planejamento e ações acadêmico-administrativas de melhoria;
  • Acompanhar a implantação de ações acadêmico-administrativas de melhoria institucional;
  • Exercer outras atribuições que lhe sejam previstas em lei.

A CPA da FACI WYDEN, possui a seguinte composição:

  • Prof. Álvaro de Oliveira Azevedo Neto, Presidente da CPA, Portaria de nº 19A/2017, (exercício desde 01/10/2018);
  • Sra. Luana do Nascimento Rodrigues, Representante do Corpo Técnico-Administrativo, Portaria nº06/2015, (exercício desde 11/02/2015);
  • Prof. Roberto Carlos Quintela de Alcântara, Representante Corpo Docente, Portaria nº 20 de 2017, (exercício desde 02/08/2017);
  • Sr. Franklin Rabelo da Silva, Representante da Sociedade Civil Organizada, Portaria nº 41/2007, (exercício desde 14/09/2007);
  • Sr. Vitor Jordy de Almeida, Representante do Corpo Discente, Portaria de nº 08/2017 (exercício desde 09/03/2017).                             

  A CPA reúne-se regularmente ao longo do ano e, anualmente, produz um relatório contemplando todas as dez dimensões estabelecidas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Os procedimentos de avaliação têm por objetivos acompanhar continuamente o planejamento estratégico da Instituição e o Plano de Desenvolvimento Institucional sob vários aspectos como: a execução do planejamento pedagógico, a gestão acadêmico-administrativa, as condições de infraestrutura oferecidas (laboratórios, salas de aula, biblioteca, áreas de conveniência, os serviços de atendimento ao aluno, etc.), corpos docente e técnico-administrativo, com vistas à contínua melhoria da qualidade.

Para subsidiar os trabalhos da CPA, semestralmente, é realizada uma Pesquisa Institucional, sendo aplicados questionários elaborados especialmente para este fim, como segue:

Avaliação realizada pelo corpo discente – os alunos ao final do semestre avaliam os principais processos desenvolvidos com relação ao desempenho dos professores, disciplinas, atividades acadêmicas oferecidas pela Instituição, avaliação da aprendizagem, infraestrutura, avaliação do coordenador do curso e direção da Instituição, serviços de apoio, etc.;

Avaliação realizada pelo corpo docente – os professores ao final de cada semestre avaliam em formulário próprio, o plano de ensino da disciplina sob sua responsabilidade quanto ao conteúdo programático, qualidade do material didático utilizado, bibliografia (livros, periódicos, acervo em multimídia), infraestrutura física e equipamentos, apoio institucional para realização das atividades acadêmicas, desempenho da turma, etc.;

Avaliação pelo corpo técnico-administrativo – do mesmo modo que os professores os técnicos envolvidos com os laboratórios de ensino avaliam as condições de oferta das aulas práticas quanto a equipamentos, materiais de consumo, dimensionamento de turmas, adequação dos experimentos, etc.;

Avaliação pelo Coordenador do Curso – anualmente, a partir das avaliações semestrais acima previstas e das experiências vivenciadas o Coordenador do Curso elabora o Relatório de Autoavaliação do Curso que será encaminhado para a Coordenação Geral de Graduação para envio à Direção Geral, apontando as ações a serem desenvolvidas com vistas à melhoria da qualidade do Curso e aumento do grau de satisfação dos alunos, professores e colaboradores.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) está consolidada institucionalmente, e os segmentos têm participação nos processos por ela desencadeados. Desde 2008, foram regularmente postados os relatórios anuais de autoavaliação no sistema e-MEC.

 
Relatórios CPA: