Parque da Cidade: Uma Conversa sobre os Espaços Públicos

Parque da Cidade: Uma Conversa sobre os Espaços Públicos

13/03/2020

A área onde hoje fica o Aeroclube de Belém vai dar espaço para o parque urbano: O Parque da Cidade, que vai ser o maior projeto de intervenção paisagística e arquitetônica de Belém nos últimos 100 anos. Para atender a demanda social, o espaço público promove a interação entre práticas de lazer, cultura e esportes como forma de incentivar a relação da comunidade com o meio ambiente. Nesse sentido, o Governo do Pará, através da Secretaria da Cultura em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), lançam o Prêmio Conceito do Parque da Cidade, por meio do qual será escolhido o Projeto Arquitetônico mais completo para compor essa obra.

O Concurso Público do Parque da Cidade vai acontecer em três fases com ampla participação popular. A Primeira etapa foi uma consulta pública que estabeleceu os equipamentos esperados no projeto. A segunda, refere-se ao concurso de caráter técnico, que visa selecionar as duas melhores propostas de estudo preliminar para o projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Por fim, a terceira etapa acontecerá durante a feira Pan-Amazônica do Livro, onde haverá a votação pública do projeto vencedor, que vai receber o prêmio de 50 mil reais.

Assim, com o intuito de promover uma discussão acerca do concurso, de modo a explorar a importância da participação popular no desenvolvimentos dos espaços públicos verdes de lazer, a Liga Acadêmica de Urbanismo aliada com a Faculdade Ideal | Wyden promovem o evento “Parque da Cidade: uma conversa sobre espaços públicos”, na próxima sexta-feira, às 19h no auditório do Colégio Ideal.

Para tanto, contamos com a presença de ilustres convidados, dirigentes no assunto. Dentre eles, temos a Secretária da Cultura do Estado do Pará Ursula Vidal, que possui uma ampla atuação como jornalista, radialista, produtora audiovisual e ativista política brasileira com mais de 30 anos de experiência; representando a  Secretaria da Cultura como entidade promotora do concurso do Parque da Cidade. Além do mais, o Prof. Dr.José Júlio Ferreira Lima, responsável pela Coordenação Técnica do concurso, contribuirá com sua vasta experiência em Planejamento e Gestão Urbana Regional. Por fim, para compor a mesa, o Arquiteto e Urbanista conselheiro do CAU/PA  Matheus Vieira trará para a conversa um ponto de vista proveniente da atuação de seu escritório AU CUBO Atelier nos Projetos de Arquitetura e Restauro em algumas das mais importantes edificações históricas de Belém.

Inscrições estão acontecendo pelo Sympla até às 12h de sexta-feira. Para alunos Faci | Wyden, haverá inscrições presenciais na hora do evento. Portanto, acompanhem as redes sociais da Liga Acadêmica de Urbanismo para obterem mais informações sobre o evento. Aguardamos vocês!

Dúvidas: https://www.instagram.com/ligadeurbanismo/

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE

Relacionados

d s t q q s s
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30