6 Etapas para Elaborar uma Pesquisa de Iniciação Científica

Se você sempre se interessou por pesquisas e sempre curtiu buscas por dados e informações, saiba que a universidade é um local perfeito para explorar esse seu lado. Quem tem o desejo de seguir na carreira acadêmica e se tornar um pesquisador, participar de um programa de iniciação científica é uma possibilidade de iniciar o processo e se preparar para um futuro mestrado e doutorado.

Para começar a iniciação, é essencial desenvolver um projeto de pesquisa, nessa primeira etapa, grande parte dos estudantes acabam ficando um pouco receosos, pois é essencial, não é mesmo? Sabendo disso, resolvemos desmistificar um pouco esse processo e criamos um guia para ajudá-lo na tarefa. Confira nossas dicas e fique preparado para iniciar sua pesquisa!

Entenda o que é iniciação científica

Assim como explicamos, a iniciação científica possibilita ao estudante ter mais chances de iniciar uma carreira científica. Um dos principais objetivos dos programas de pesquisa das universidades é incentivar os talentos para o desenvolvimento de cientistas, pesquisadores e especialistas em diversas áreas.

O processo, sem dúvidas, abrirá portas para o ingresso em cursos de especialização e eleva as possibilidades de formação de novos mestrandos e doutorandos.

Para desenvolver um projeto, iniciar o processo e ajudar na organização da vida universitária, é interessante ter atenção aos seguintes pontos:

Passo a passo para criar um projeto de iniciação científica

Resumidamente, o projeto de pesquisa de iniciação científica pode ser definido como um documento de planejamento, nele deverão ser descritos todos os passos que serão realizados durante os estudos. Veja algumas instruções:

1.Escolha do tema

Claramente, é essencial definir um tema para iniciar o processo de planejamento da pesquisa. É importante lembrar que a temática deve ter um recorte específico e ser claro ao entendimento de quem realiza a leitura do projeto.

2.Bibliografia

Já escolheu o tema? O segundo passo é definir qual será a bibliografia escolhida como base do estudo. É interessante buscar por referências de especialistas na temática para conseguir um bom aprofundamento e obter visões diferenciadas sobre o assunto.

3.Justificativa

O próximo passo é elaborar uma justificativa que explique a importância e necessidade de desenvolver a pesquisa sobre o tema escolhido. Lembre-se de apontar qual a relevância da temática e como irá contribuir para a resolução de um problema específico.

4.Objetivo

É essencial também alinhar um objetivo. Lembre-se de destacar objetivos gerais e específicos.

5.Metodologia

Nesse ponto, é necessário definir qual será a metodologia utilizada para a execução da pesquisa. Aponte os materiais e técnicas.

6.Cronograma

E por fim, o cronograma. A definição de datas e prazos específicos para a realização de cada ação no projeto de pesquisa é essencial para o sucesso e obtenção de resultados.

Este artigo foi útil para você? Esperamos que com essas informações a tarefa de desenvolver um projeto seja realizada com maior facilidade. Aproveite para continuar acompanhando os nossos conteúdos e conheça as vantagens de ser um aluno da Wyden Educacional!