Qual a Diferença entre Pós-graduação e Especialização?

O ensino educacional está presente em todas as etapas de nossas vidas, desde o fundamental, quando ainda somos crianças. Já mais velhos, após completarmos a graduação, aparecem outros momentos nessa jornada profissional: os cursos de especialização. Com relação a eles, podemos citar o MBA (Master in Business & Administration), mestrado, doutorado, entre outros. Hoje, vamos falar sobre um tema que confunde muitas pessoas: qual a diferença entre pós-graduação e especialização? Entenda!

Afinal, qual a diferença entre pós-graduação e especialização?

Quando o assunto é entender qual a diferença entre pós-graduação e especialização, há certa confusão. Por isso, vamos esclarecer alguns pontos.

Ao terminar o ensino superior, estamos prontos para embarcar em outros desafios profissionais e é comum a identificação com setores de atuação específicos. Os cursos de especialização ocorrem após essa fase e servem para aprimorar o conhecimento, atualizar-se no mercado, direcionar a área de atuação, entre outros objetivos.

A verdade é que, ao se perguntar qual a diferença entre pós-graduação e especialização, estamos cometendo um equívoco, pois um curso realizado depois do ensino superior é considerado uma pós-graduação, assim como a pós é também uma forma de nos especializamos.

Sendo assim, podemos dizer que um curso de pós-graduação e de especialização são sinônimos. Porém, há diversos tipos de especializações.

Tipos de especialização

Como visto, há diferentes formas de se especializar no mercado e obter mais conhecimento. Estes tipos de cursos de pós-graduação se caracterizam por especificar determinada área ou tema para que o profissional possa desenvolver habilidades técnicas específicas para tal. Conheça alguns:

MBA

O MBA significa Master in Business & Administration. Ou seja, em tradução para o português, Negócios e Administração.

Sendo assim, o curso é mais focado em direcionar para esta área específica. Ele tem como foco colocar em pauta práticas utilizadas por profissionais e executivos, sendo mais voltado para o mercado corporativo.

Doutorado

Já o curso de doutorado, também chamado de PhD (Doctor of Philosophy), é focado em adquirir especialização dentro de seu campo de estudo e atuação.

Nele, o profissional se torna um pesquisador da área. Durante o curso, é necessário se dedicar a uma pesquisa intensa sobre determinado tema escolhido. O objetivo é conseguir obter uma tese que deverá ser defendida ao final do curso. O doutorado pode ter um viés mais profissional ou acadêmico.

Esclareceu suas dúvidas sobre os termos discutidos neste artigo? Continue acompanhando as notícias da Wyden para manter-se sempre informado!