As Redes Sociais e o Mercado de Trabalho

redes sociais

Segundo Duarte e Frei (apud Duarte, Quandt e Souza, 2008 p.156) rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.
A influência das redes sociais como LinkedIn, Facebook e Instagram, no mercado de trabalho estão cada dia mais presente e pode ser favorável quando bem utilizada e desfavorável quando mal aplicada, podendo fazer toda diferença no momento da seleção.
Para alguns especialistas, a exposição excessiva nas redes sociais pode influenciar de forma negativa uma busca ou recolocação no mercado de trabalho, uma vez que se torna mais comum as empresas fazerem uso dessa ferramenta no momento de uma contratação.  Desta forma, é importante lembrar que mesmo as redes sociais sendo pessoal, no momento que você permite o acesso de outras pessoas as suas publicações, elas deixam de ser individuais.
O importante é saber utilizar de forma útil e vantajosa sem ter que omitir quem realmente você é. Assim, é necessário apenas tomar cuidados com os excessos, tais como: postagens com insatisfação do término de final de semana, exposição com roupas sensuais, uso de bebidas alcóolicas entre outras, pois de acordo com o que se é divulgado nas páginas sociais é possível avaliar comportamentos.
Segundo o estudo divulgado pela Você S/A, redes sociais como o LinkedIn podem ser úteis, inclusive para quem já se encontra bem empregado – já que, por meio de atualizações de cursos e treinamentos especiais, quem se expõe nessas redes aumenta as chances de ser visto por outras empresas, que podem se interessar e fazer propostas melhores e mais lucrativas.
É sempre bom ter em mente que o recrutador analisa o perfil de um candidato também através das redes sociais, por essa razão é de fundamental importância o uso da verdade nas publicações realizadas em sua rede, principalmente o Linkedin que se trata de uma rede voltada para aspectos profissionais.
É importância ressaltar ainda, que as redes sociais por se tratar de uma rede de relacionamentos, potencializa o networking, se fazendo presente todo tempo. E pode ser através dele que aquela oportunidade de estágio, trabalho ou até uma recolocação no mercado de trabalho possa surgir.
Você pode utilizar as redes sociais ao seu favor, com artigos que já escreveu e publicou, livros relacionados a sua área de formação ou de interesse, comentar participações em eventos palestras ou congressos e etc. Conclui-se então que as ferramentas sociais bem utilizadas podem ser um fator positivo, que contribui na sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Jandaraci de Jesus
Designer de Carreiras
UniRuy | Wyden

 

Relacionadas