Imposto de Renda 2019: Facimp Wyden oferece atendimento gratuito para a declaração

Neste ano, 30,5 milhões de contribuintes devem entregar a declaração do Imposto de Renda, segundo expectativa do supervisor nacional do Imposto de Renda, auditor-fiscal Joaquim Adir. Segundo dados da Receita Federal, 14.280.368 declarações foram recebidas pelos sistemas do órgão até a última terça-feira (16).

Nesse cenário de muitas pessoas com dúvidas e dificuldades para declarar sua renda, a Facimp Wyden conta com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que realiza o atendimento gratuito e promove todos os esclarecimentos sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para a comunidade. Devem apresentar a declaração anual de 2018 residentes brasileiros com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70.

“É importante a pessoa se atentar ao prazo para efetivação e transmissão do Imposto de Renda, para que tenhamos de forma segura todas as informações e indicativos que o contribuinte não tenha caído na malha fina”, comenta o economista e professor responsável pelo NAF, Larlô Macedo, sobre o cuidado necessário para o prazo final, que vai até o dia 30 de abril, com previsão de multa para quem não fizer a declaração até a data.

Para o contribuinte que queira ajuda nesse processo de declaração, o NAF funciona de segunda à sexta no campus da Facimp Wyden, das 14h às 16h, e o local é um resultado de uma parceria entre a faculdade e a Receita Federal que consiste em promover atendimento fiscal gratuito na instituição aberto para toda a população, possibilitando também que os alunos vivam na prática os ensinamentos teóricos da academia.

Além de auxílio e orientações sobre o Imposto de Renda, o núcleo também oferece atendimento sobre pendências no CPF, no Simples Nacional, para o Microempreendedor individual (MEI), consultorias para as empresas, registro do crédito rural, consulta sobre situações fiscais, detalhes tributários, do empresariado entre outros serviços.

O NAF envolve os alunos do Núcleo de Negócios da Facimp Wyden, que conta com acadêmicos de Ciências Contábeis, Economia e de Administração numa oportunidade de vivenciar o futuro de suas formações.

“Essa oportunidade prática nos acrescenta bastante, pois frequentemente há o manuseio de muitas ferramentas do site da Receita Federal e numa oportunidade de ter esse contato com a comunidade, contribuindo para que elas solucionem seus problemas”, relata a acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Facimp Wyden, Ana Caroline, sobre a rotina prática no NAF.

 

Mutirão

No dia 25/04, das 14h às 21h, no Imperial Shopping, e no dia 27/04, das 10h às 21h, no Tocantins Shopping, a Facimp Wyden fará um mutirão do NAF com prestação de serviços e orientações gratuitas para o contribuinte que estiver com dificuldade e optar por um auxílio de última hora para declarar o Imposto de Renda.

Além do IR, os acadêmicos também prestarão os demais serviços oferecidos pelo NAF e que estão disponíveis no site da Receita Federal.

Exclusividade

Recentemente, o NAF tem exclusividade no atendimento da consulta de dívida e parcelamento da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que desde o ano passado não é mais atendido diretamente na Receita Federal, então o atendimento ao contribuinte que esteja na malha fina e com a dívida ativa na união nesse aspecto, pode comparecer ao campus da Facimp Wyden para regularizar sua situação.