Estudantes exercitam diplomacia nos moldes da ONU em Manaus

Debater sobre a conferência de Paris, representando os países envolvidos no Tratado de Versalhes, que impôs acordos a serem assinados pelos países derrotados na 1ª Guerra Mundial, foi a tarefa diplomática exercitada por aproximadamente 20 alunos secundaristas de Manaus. Eles participaram de debates simulados nos moldes dos que ocorrem nos conselhos da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento aconteceu no sábado e domingo (22 e 23/06), nas dependências da faculdade Martha Falcão | Wyden. A competição, organizada pela Internationali Negotia, ocorre em nível mundial e simula o funcionamento dos debates ocorridos no âmbito da ONU entre alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.  

No sábado, os debates ocorreram de 14h às 21h e, no domingo, de 8h às 15h. Durante as atividades, os participantes se tornam representantes das nações envolvidas como os países que integravam e Tríplice Entente, formada pela coalizão da França, Reino Unido, Rússia e Estados Unidos, e os que da Tríplice Aliança, composta por Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália.

A simulação é a primeira etapa classificatória para a seleção do aluno que disputará a etapa nacional, que acontecerá em Brasília. O melhor colocado ganhará uma viagem para participar da simulação da ONU na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Além de mostrar como estabelecer relações de forma diplomática e demonstrar respeito ao próximo, os estudantes aprendem sobre etiqueta, capacidade de negociar e desenvolvem o vocabulário e a oratória. Todos estes critérios são avaliados por representantes da Internationali Negotia na Região Norte.

De acordo com o supervisor de relacionamento – High School, da faculdade Martha Falcão | Wyden, Andrey Neves, a ação é fruto das parcerias realizadas para estímulo do desenvolvimento e capacidade dos alunos de Ensino Médio, em escolas públicas e privadas, a fim de garantir um nível cada vez mais elevado de candidatos que ingressam na graduação.   

Tags: