Ingredientes para uma carreira de sucesso, segundo Angélica Dias

 carreiras

Carreira é diferente de formação técnica. É com essa máxima em mente que profissionais devem começar a planejar sua trajetória no mercado de trabalho. E como o início de ano é a época que muitos aproveitam para rever e estabelecer metas, listamos aqui algumas dicas fundamentais para o sucesso profissional em 2019.

De acordo psicóloga e coach de carreira da Faculdade Martha Falcão | Wyden, Angélica Dias, planejamento é palavra-chave para quem busca não apenas um emprego, mas satisfação naquilo que faz. O resultado de tudo isso é o tão almejado sucesso. “Preciso saber o que busco, o que está na minha essência, o que quero com aquela pós-graduação que estou fazendo, qual será a aplicabilidade, de que forma vai agregar profissionalmente”, afirmou.

Ainda segundo ela, estas perguntas devem ser consideradas antes das tomadas de atitudes. “De que forma estou planejando minha carreira? Estou planejando ou simplesmente deixando acontecer?”, questiona. “Deixa a vida me levar” não é a postura recomendável para quem sonha em conquistar um cargo bem-sucedido. “A carreira é construída, planejada”, frisa a especialista.

Enquanto muitas pessoas acreditam que uma Graduação já seja o suficiente, o final do aprimoramento, e que outros cursos ou treinamentos são perda de tempo e dinheiro, existe quem aproveite o conhecimento compartilhado para aplicar no dia a dia. “Faculdade hoje em dia é apenas 20% do necessário, este é somente o início da caminhada”, disse. Outra dica da especialista é esquecer as desculpas para não se aperfeiçoar. “Geralmente, as pessoas investem energia em justificativas: ‘eu trabalho’, ‘não tenho tempo’, ‘não tenho dinheiro’, ‘a empresa não investe em mim’; e isso é um modo de aliviar a culpa por não agir”, comentou.

Justamente por conta disso, a atitude é um predicado fundamental para quem construir uma carreira de sucesso. “A atitude é a essência do sucesso: decidir e agir. Isso depende de cada um e não da organização; a responsabilidade sobre a minha carreira não pode ser delegada para a organização, sendo bom ou ruim, trata-se sempre se uma decisão sua”, enfatiza.

Atualmente, o horário dos cursos de Pós-graduação e MBAs seguem dinâmicas flexíveis para que o aluno conciliar com a vida profissional, com módulos nos finais de semana e intercalados por semanas de folga. Na faculdade Martha Falcão | Wyden os cursos disponíveis abrangem as áreas de Direito, Saúde, Comunicação, Psicologia, Contabilidade e Administração.

Além de planejar, decidir e ter atitude, é preciso definir prazos. “Ao planejar a carreira, o profissional irá considerar seu passado, presente e futuro e para isso ele precisa colocar prazos para que aqueles sonhos saiam do papel e tratá-los como prioridade”, afirmou.

Angélica Dias explica que durante o planejamento para a construção da carreira, deve-se considerar a tríade “escolhas, conhecimento e experiências”. “O profissional precisa encontrar possibilidade para estar em sintonia com o mercado. O emprego não tem que ‘surgir’; é preciso descobrir o que preciso para alcançar aquele emprego”, disse. A coach resume que neste processo, a dinâmica é essencial. “Esta caminhada exige movimento: não é estática. O currículo precisa ser equilibrado entre capacitação técnica, experiência e competências pessoais”, esclareceu, acrescentando que o que irá nortear esse “movimento” é o propósito particular de cada um.

Fonte: Amazonas Notícias


CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é ou não um visitante humano e para prevenir envio automático de spam.
Ingredientes para uma carreira de sucesso, segundo Angélica Dias | Martha Falcão | Wyden

Erro

Ocorreu um erro inesperado no site. Por favor tente novamente mais tarde.