3 Dicas Para Recém-Graduados

Os últimos semestres da faculdade são de grandes expectativas. Ao mesmo tempo que bate aquela vontade de terminar logo os estudos, muitas dúvidas podem surgir na cabeça dos recém-graduados: O que vem depois que eu me formar? Estou pronto para o mercado de trabalho? Era isso mesmo que eu queria?

Se essas e outras perguntas não param de surgir na sua mente, veja as dicas que preparamos para te ajudar a planejar o seu futuro e ter sucesso na sua carreira.

Recém-graduados devem pensar nas suas metas de vida

A maior preocupação de grande parte dos recém-graduados é terminar a faculdade já com um emprego na área. Mas antes que você saia por aí distribuindo currículos, pare primeiro para refletir sobre quais são as suas metas, tanto pessoais quanto profissionais.

Comece imaginando, por exemplo, como você gostaria que fosse a sua vida daqui a cinco anos. Pense em qual cargo deseja ocupar, onde quer morar, que tipos de trabalho queria executar, entre outras coisas. 

Esse tipo de reflexão é importante para que saiba onde quer chegar e ter noção sobre quais tipos de ações precisa tomar para alcançar seus objetivos. 

Ainda não ficou muito claro?

Então, imagine que as suas metas sejam morar em outro país, trabalhar em uma multinacional e ter um cargo de gerência. Nesse caso, você pode colocar no seu planejamento fazer um intercâmbio para melhorar seu inglês e adquirir conhecimento em novas culturas, além de investir em uma pós-graduação.

Agora, se o seu desejo for virar empreendedor e trabalhar de qualquer lugar do país, será imprescindível procurar um curso de gestão de negócios, independentemente da sua área de atuação.

Foque no conhecimento prático

Nas graduações tradicionais é comum que o ensino seja mais centralizado na teoria do que na prática. Isso faz com que muitos recém-graduados sintam que não estão verdadeiramente preparados para o mercado de trabalho.

Para evitar este tipo de sensação, a dica é procurar por cursos de extensão. Como são de curta duração, mais objetivos e práticos, é possível terminá-los em até dois anos e, a partir deles,  expandir suas habilidades para tornar-se um profissional diferenciado e reconhecido.

Amplie as suas possibilidades profissionais

O mercado de trabalho é dinâmico, global e diversificado. Isso quer dizer que você não precisa ficar preso a uma única profissão ou que existe somente um caminho a seguir dentro do segmento que escolheu. 

Para que você sempre tenha diferentes possibilidades de carreira e consiga mudar o rumo da sua trajetória profissional quando achar necessário, procure manter-se atualizado constantemente. Não somente sobre o que diz respeito à sua área de atuação, mas às necessidades das empresas e da sociedade como um todo.

Os  cursos tecnólogos podem ser um bom caminho para adquirir um conhecimento novo, que seja complementar a sua formação principal. Além de enriquecer seu currículo, você terá a oportunidade de desenvolver melhor diversas competências, de acordo com suas metas profissionais.

Gostou das dicas? Continue navegando na área de notícias da Wyden Educacional e entenda mais sobre as possibilidades para o seu futuro. 

 

CALCULE SUA BOLSA A PARTIR DA NOTA DO ENEM

INSCREVA-SE COM A NOTA DO ENEM

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Relacionadas