6 Dicas Para Você Organizar sua Vida Universitária

Conseguir conciliar a vida universitária com outras tarefas do dia a dia não é algo fácil. Sabemos que um estudante tem uma rotina pesada de estudos, atividades pessoais e muitas vezes ainda precisa conciliar com o trabalho.

Por isso, separamos seis dicas para você se organizar e obter um melhor aproveitamento do seu tempo. Confira!

A importância em manter uma vida universitária equilibrada

Em qualquer momento de nossas vidas, ter equilíbrio é essencial. Com o amontoado de atividades realizadas por quem é universitário, conseguir se organizar e reservar um tempo para todas as tarefas parece ser difícil. No entanto, a mudança de alguns hábitos pode ajudar. Veja:

1. Tente seguir uma rotina

A rotina é importante para que você esteja habituado e consiga organizar suas tarefas, seguindo um padrão e evitando esquecimentos. Com o tempo, você vai se acostumando.

2. Tenha uma agenda

Uma agenda é uma das melhores maneiras de se organizar! Pode ser de papel ou mesmo utilizar recursos on-line, como aplicativos ou o e-mail.

Anote todas as datas de provas, horários de aula, reuniões em grupo e outros eventos que achar importante. Coloque também os afazeres profissionais (reunião, horas extras) e pessoais (consultas médicas, problemas para resolver no banco, etc).

3. Separe um momento apenas para os estudos

Pense no tempo livre que você tem durante o dia e utilize para realizar resumos do que foi aprendido em sala de aula. É importante que isso seja feito diariamente, de preferência após o período de ensino, assim fica mais fácil fixar a matéria.

Isso ajudará a organizar seus estudos, refrescar o conteúdo aprendido e ainda otimizará seu tempo para quando a época de provas chegar.

4. Cuidado com os excessos

Tanto os excessos de estudos como o de noitadas devem ser evitados! O equilíbrio é sempre uma boa escolha. Estudo demais não fará bem ao seu psicológico, sua mente ficará cansada e seu rendimento cairá — tanto nas aulas quanto no trabalho.

Assim como noites em claro em baladas também não farão bem a você. Priorize uma boa noite de sono.

5. Liste suas tarefas por prioridade

Com o uso da agenda, você consegue listar o que é prioritário. Utilize cores diferentes para determinar isso. Assim, você saberá o que deve fazer com mais urgência e o que pode esperar, se tiver um imprevisto.  

6. Tente manter a calma!

Sabemos que a vida universitária pode ser bastante estressante. Mas manter a calma é a melhor maneira de conseguir obter clareza dos acontecimentos e, assim, chegar a uma solução. Além disso, o estresse pode trazer problemas de saúde, de memorização e concentração — o que pode prejudicar os seus esforços.

Aproveite de benefícios como o suporte psicológico da Casa (Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno) que a Wyden oferece para dar apoio em momentos difíceis.

Gostou de nossas dicas para organizar sua rotina?

Coloque-as em prática e tenha uma vida universitária mais leve! Assim, você pode aproveitar melhor todas as experiências que esse momento traz..

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe e continue acompanhando as notícias da Wyden para saber mais.

 

Relacionadas

6 Etapas para Elaborar uma Pesquisa de Iniciação Científica