Aula Magna do Curso de Psicologia

No dia 26 de fevereiro houve a Aula Magna do curso de Psicologia Unifanor | Wyden, com o tema “Os clássicos da Psicologia e o contemporâneo: interlocuções possíveis”, ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo Lincoln Barrocas (Doutor em Psicologia pela Université Paris XIII – Paris-Nord), no início das comemorações dos dez anos do curso.
O evento iniciou com as falas da Reitora Marilene Gondim, da Pró-reitora Cristiane Andrade e do Coordenador do curso, Prof. Márcio Gondim. Em seguida, a professora Kelly Albuquerque leu um texto reflexivo sobre a relevância do Prof. Ricardo Barrocas para a Psicologia no estado do Ceará.

Prof. Dr. Ricardo Barrocas destacou na Aula Magna a relevância dos entendimentos dos diversos referenciais psicológicos, enfatizando a necessidade de rigor teórico e metodológico para a ciência da Psicologia. Nas ideias apresentadas pelo convidado, também se destacou que o saber da Psicologia é perpassado pela implicação com o conhecimento e que o lugar de saber não deve ser dogmático. “Vá onde o seu coração pulsar” foi uma bela resposta dada a uma das indagações apresentadas pelos alunos após a exposição da aula.
 
Depoimentos:

“O evento me trouxe uma nova visão sobre a psicologia, trazendo a compreensão de que não existe apenas uma psicologia, mostrando a importância da epistemologia nessa descoberta e fazendo com que o meu coração batesse mais forte pelo desejo de um dia poder professar aquilo que nesse curso escolherei seguir. ” Maria Cabral, aluna do curso de Psicologia Unifanor Wyden.

“O encontro com professor Ricardo Barrocas despertou a sensibilidade acerca da formação em Psicologia no contemporâneo, formação essa crítica e discursiva com saberes substanciais que constroem uma boa formação em Psicologia. A importância do retorno à uma ciência de rigor, saber o que apetece e viver por isso.”  Gabriel Sousa, aluno do curso de Psicologia Unifanor Wyden.
 
“Momentos de interlocuções como esse, com profissionais com vasta experiência e com significativos conteúdos a serem compartilhados, enriquecem bastante a nossa graduação em Psicologia e promovem experiências relevantes para elaborações e articulações dos saberes diversos da Psicologia.” Márcio Gondim, coordenador do curso de Psicologia Unifanor Wyden.
 

Relacionadas