CARREIRA: como garantir a empregabilidade em épocas de incerteza

Com tantas incertezas no mercado financeiro atual é natural que o medo de uma demissão e do desemprego preocupe a todos que ainda estão empregados. Preocupação essa também muito presente para aqueles que já passaram pelo desligamento e não tem boas perspectivas de uma recolocação.

Muitas vezes esse medo, tem como pressupostos básicos a falta de qualificação, o descontrole emocional e a acomodação, sendo acompanhada da própria falta de oportunidades que cercam grande parte da população que está em busca de um emprego.

Com esse cenário, o que o profissional deve fazer para garantir a sua empregabilidade?

Algumas pessoas conseguem enxergar nesses momentos boas oportunidades para investir em si mesmas, se desenvolver e se capacitar, o que acaba aumentando as possibilidades de carreira e emprego, passando até mesmo a ser mais desejáveis pelas empresas. Por isso, em momento de incertezas, é bem propício o profissional avaliar as atitudes e escolher para si as melhores estratégias para encarar a situação.

Garantir a empregabilidade é garantir o melhor lugar e posição mesmo com cenários de incertezas e preocupações. Garantir a empregabilidade é a capacidade de ser empregável, dando ou conseguindo empregar seus conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidos por meio de treinamento e educação às novas necessidades do mundo corporativo.

Conheça cinco estratégias para garantir a empregabilidade em épocas de incerteza:

AUTOCONHECIMENTO: permite que o profissional se identifique e desenvolva as suas competências técnicas e comportamentais, se tornando um agente do processo de desenvolvimento e crescimento. Conhecer-se, saber o que quer e principalmente o que buscar para agregar na sua carreira e no seu processo de desenvolvimento, permite aos profissionais uma maior assertividade, uma maior aprovação e um índice de aproveitamento mais elevado na manutenção da sua empregabilidade nos atuais empregos.

DESENVOLVA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: em momentos de incertezas o desespero só bloqueia, pois não deixa a pessoa pensar e planejar de forma racional e estratégica os próximos passos. Tenha a capacidade de atuar com equilíbrio e maturidade na demonstração de sentimentos, interesses, necessidades e expectativas frente às diferentes situações. Foque no planejamento e nas oportunidades de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional e não nas notícias ruins que ouve. Não se deixe influenciar pelos pensamentos negativos.

PRODUTIVIDADE: dê o máximo de si, se dedique e se esforce como jamais tenha feito para atingir os resultados. Busque se superar sempre e tenha foco para ir além do que a empresa espera, demonstrando disposição para enfrentar novos desafios. Tenha iniciativa e seja proativo, demonstrando o interesse pela empresa e em continuar fazendo parte da mesma.

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: sugira ideias inovadoras e proponha novas alternativas para ajudar a empresa, pois uma grande ideia pode fazer toda a diferença nesse momento. Aproveite o tempo ocioso para estudar novas alternativas e possibilidades, mas também para organizar o departamento, auxiliar os colegas, difundir o conhecimento com a equipe, pesquisar e iniciar um projeto que a empresa está protelando.

MARKETING PESSOAL: é uma ferramenta poderosa que permite ao profissional construir um melhor posicionamento no mercado de trabalho, permitindo ao profissional fazer com que seus pensamentos, suas atitudes, sua apresentação e sua comunicação, trabalhem a seu favor, sendo a base para uma imagem que permita o reconhecimento das competências de quem se é e do que se faz de melhor.

Aproveite para pensar em você, na sua carreira e em seus objetivos. O que você deseja e onde você deseja chegar? Pois assim, mesmo diante das incertezas vivenciadas nesse momento, você estará melhor preparado para lidar com os desafios que se farão presentes e assim garantir a empregabilidade.

Fernanda Schröder Gonçalves
Gerente Nacional de Carreiras Wyden Educacional


CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é ou não um visitante humano e para prevenir envio automático de spam.

Relacionadas

Como Conseguir FIES? Confira as Exigências!