Como definir os primeiros passos quando o assunto é carreira profissional

Empregabilidade e carreira no Brasil

De acordo com uma rápida definição, carreira é um caminho a ser trilhado profissionalmente. Sabendo disso, apropriar-se das suas escolhas torna-se algo primordial. Mas, como saber quando essa trilha se inicia?

Antigamente, a carreira costumava ser definida pelo cargo de ocupação e tempo de atuação. Hoje em dia, competências comportamentais, habilidades adquiridas e networking são muito mais valorizados. Sendo assim, fica difícil definir um marco para o início da nossa carreira profissional, uma vez que ela começa a ser traçada até mesmo antes da Graduação, por meio de pontos como escolha do curso, desenvolvimento de habilidades comportamentais, relacionamentos interpessoais e hábitos que costumamos ter no nosso dia a dia. Ter atitudes proativas e solícitas contribuem de forma assertiva para a construção da nossa marca pessoal, abrindo portas para as possíveis oportunidades.

Ao longo da nossa trajetória, quando começamos a pensar em carreira, já estamos traçando nosso caminho e é muito importante que tenhamos claro para nós mesmos para onde estamos indo. Por isso, a reflexão e o posterior planejamento se tornam muito importantes. Planejar nos permite elaborar ações para chegar aonde queremos! O planejamento é de extrema relevância, mas é importante reconhecer e identificar os momentos nos quais ele deve ser adaptado, já que nem sempre tudo sai como o planejado.

Sendo assim, tendo em vista a concepção atual de carreira, pode-se dizer que aprendizado e desenvolvimento, tanto no âmbito profissional como no pessoal, estão intimamente ligados à construção da carreira pretendida!

 

Priscila Ferreira Mello
Designer de Carreira
DeVry | Metrocamp

Relacionadas

Atividade leva alunos e professores UniMetrocamp à 2ª maior hidrelétrica do mundo