Como é a Estrutura de Um Trabalho Acadêmico?

Ao longo da sua vida universitária, você precisará entregar teses, dissertações, monografias, tcc, projetos de pesquisas e muitos outro tipos de conteúdos, para diferentes disciplinas. Por isso, quanto antes você souber como é a estrutura de um trabalho acadêmico, mais fácil será a sua jornada na faculdade.

Para te ajudar, separamos neste artigo as principais orientações e até algumas regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) para a produção deste tipo de material. Confira.

Elementos obrigatórios da estrutura de um trabalho acadêmic

A estrutura de um trabalho acadêmico pode ser dividida em três partes: pré-textual, textual e pós-textual. Em todas elas, existem elementos que são obrigatórios e precisam aparecer sempre, por isso iremos focar essencialmente neles. 

 Itens pré-textuais

A parte externa do seu trabalho deve ser composta pela capa. Ela é o elemento que irá identificar o projeto e precisa apresentar o nome da Instituição de Ensino, curso, nome do autor, título e subtítulo, cidade onde foi realizado o trabalho e ano de apresentação.

Na parte interna, é preciso ter:

  • a contracapa, 

  • a folha de aprovação — com a sua assinatura e com a da banca que aprovou seu trabalho; 

  • os resumos — em português e em língua estrangeira;

  • sumário — relação de capítulos e páginas do seu trabalho.

Itens textuais

A estrutura de um trabalho acadêmico, no que diz respeito aos elementos textuais, pode ser resumida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na parte introdutória, é interessante que você apresente os objetivos do projeto, a justificativa para aquela escolha de tema, a metodologia que você utilizará e que passe ao leitor uma noção de como o conteúdo será desenvolvido.

Já o desenvolvimento precisa ser organizado em seções ou capítulos enumerados. Ele tem que apresentar a fundamentação teórica do trabalho, explicar detalhadamente todo o processo de pesquisa e evidenciar os dados coletados.

A conclusão é parte essencial entre os elementos textuais obrigatórios de um trabalho acadêmico. Ela deve dar clareza sobre onde aquele estudo conseguiu chegar, o que foi possível comprovar e, até mesmo, dar abertura para pesquisas futuras, que complementem o seu conteúdo.

Itens pós-textuais

O único elemento pós-textual obrigatório são as referências bibliográficas. Elas devem estar listadas em ordem alfabética e indicar apenas o que é citado de fato no trabalho acadêmico.

Agora que já sabe como é a estrutura de um trabalho acadêmico, aprenda também a elaborar uma pesquisa de iniciação científica.

Relacionadas