Como Estudar para o ENEM? Confira 5 Dicas Infalíveis

Saber como estudar para o ENEM não é uma tarefa fácil, afinal, não é atoa que existem diversos cursos especializados para ajudar o estudante a conseguir ir bem na prova, não é mesmo? Mas saiba que se organizar e fixar o conteúdo não é lá um “bicho de sete cabeças”.

Para auxiliar ainda mais em seus estudos, resolvemos criar um mini guia com dicas para ajudar no sucesso da sua jornada. Vamos começar?

 

Saiba como estudar para o ENEM

Caso precisássemos resumir como estudar para o ENEM, o conselho seria: tenha foco e organização. Afinal, como o exame é extenso e envolve todos os conteúdos do Ensino Médio, é importante ter atenção, saber por onde começar e o que deve ser priorizado.

Abaixo, você encontra cinco dicas que irão ajudar ainda mais no seu entendimento e estudo para o ENEM. Confira:

 

1. Saiba o que estudar

Por ser uma longa prova e que envolve uma grande quantidade de conteúdo, sabemos que pode ser  impossível estudar e fixar tudo, não mesmo? Por isso, a dica é buscar as provas anteriores e analisar quais temas costumam ser abordados.

O exame tem um estilo próprio, com  questões mais analíticas e envolvem uma capacidade interpretativa maior do estudante. Sendo assim, uma boa interpretação de texto é fundamental. Treine isso para se sair bem.

2. Planejamento de estudos

Após entender quais são os conteúdos que aparecem com maior frequência na prova, chegou o momento de se planejar e criar um cronograma de estudos. Nessa hora,  é super importante que seja sincero com você mesmo, afinal, não adianta definir oito horas de estudo diárias se você não tem essa disponibilidade.

Uma dica é ir alternando as matérias — ou seja, nada de estudar mais de um assunto ao mesmo tempo, pois o seu nível de aprendizagem vai cair após um período de estudo.

3. Faça resumos e revisões

Para ajudar na fixação das matérias estudadas, fazer resumos e revisões ajuda a manter a cabeça fresca e evitar o esquecimento. Experimente revisar as matérias, no mínimo, uma vez por semana, e faça sempre exercícios para ajudar na memorização.

4. Faça simulados

Como a prova do ENEM é completamente diferente dos outros vestibulares, é importante treinar antes, não só para responder às questões, como também para conseguir ficar concentrado durante tantas horas e calcular seu tempo — é importante saber como otimizá-lo para responder cada questão com calma e passar as respostas para o gabarito.

5. Tenha disciplina

Para tudo que desejamos alcançar é preciso ter disciplina, certo? Para conseguir estudar e fixar os conteúdos vai ser necessário investir tempo e disposição todos os dias, até aos finais de semana. Por isso, mantenha o foco e pense positivo!

Agora que você já sabe como estudar para o ENEM, aproveite para descobrir os conteúdos que mais caem na prova na prova e continue acompanhando as novidades na área de notícias da Wyden Educacional.

Relacionadas