Como Estudar Para o Vestibular

Até mesmo os melhores alunos, aqueles com as notas mais altas, podem sentir dificuldade em saber como estudar para o vestibular. Isso é totalmente compreensível, já que não dá para ter certeza do que vai cair na prova e a sensação é que todos os anos de estudos e dedicação serão validados apenas com a aprovação.

Mas afinal, existe alguma técnica específica de como estudar para o vestibular? 

Se você ainda não sabe a melhor maneira de como estudar para o vestibular, precisa ter em mente que não existe um método único e definitivo para isso. 

Cada pessoa deve encontrar a sua própria organização, de acordo com o tempo que tem disponível e reconhecendo quais são as suas facilidades e dificuldades na hora de assimilar diferentes conteúdos.

Ainda assim, é possível seguir algumas estratégias que são básicas, mas essenciais, no momento de se preparar para este tipo de prova. 

 Crie uma rotina de estudo

Você é o tipo de aluno que presta atenção nas aulas e mal precisa estudar para passar na prova? Pois saiba que no vestibular essa estratégia pode não funcionar. Por isso, é importante que comece a estruturar um planejamento de estudos.

O seu plano pode estar baseado em um tipo de calendário, prevendo as semanas que faltam até a data da prova. Também é importante listar as matérias que vão cair e separá-las pelo grau de dificuldade para você.

Com essas informações em mãos, separe para cada dia da semana as disciplinas. A sugestão é distribuir os conteúdos dando prioridade para:

  • aqueles que são mais difíceis para você, dedicando mais tempo para eles;

  • os conteúdos de dificuldade média;

  • as matérias que tem mais facilidade podem ficar por último.

Faltando um mês para a prova, em vez de focar em conteúdos novos, use esse período para fazer uma revisão geral das matérias.

É importante também que no seu cronograma estejam previstos alguns dias de descanso e lazer. Aliviar a mente e cuidar da saúde também são dicas essenciais para quem quer saber como estudar para o vestibular.

 Escolha locais adequados para estudar 

De nada adianta ter um planejamento de estudos muito bem estruturado se na hora de colocá-lo em prática você não encontrar um local adequado para isso. 

Evite lugares barulhentos, com muita movimentação ou que ofereçam algum risco à sua concentração. Pode ser no seu quarto, na sala de sua casa ou até mesmo na biblioteca da escola.

O essencial é que seja um espaço que te ofereça conforto, tranquilidade e, ao mesmo tempo, não tenha nenhum tipo de distração. Um cômodo com televisão, por exemplo, pode não ser o mais indicado.

Vale também moderar o uso do celular e o acesso às redes sociais. Tente manter o aparelho no modo silencioso durante as horas que reservou para os estudos e programe-se para responder mensagens e olhar sua timeline nos intervalos de um conteúdo para o outro.

 Analise o edital da prova que vai fazer  

Uma ótima dica de como estudar para o vestibular é ler com atenção o edital da prova que você vai prestar. Esse é o tipo de ação que muitas vezes é esquecida e até mesmo negligenciada por muitos vestibulandos, mas que pode ser determinante para conseguir a aprovação.

Além de tornar a sua rotina de estudos mais objetiva, ao ler o edital é possível saber também quais são as competências avaliadas em cada matéria. 

Confira como foram as provas anteriores  

Para entender melhor qual é o nível de dificuldade do vestibular que você quer prestar, reveja algumas questões que caíram em provas anteriores. Tente resolver os conteúdos que já foram cobrados e veja em quais matérias teve mais erros e mais acertos.

Analisando os vestibulares dos últimos anos, você consegue entender qual é o estilo de prova de cada Instituição de ensino e ainda pode montar alguns simulados para medir o seu progresso nos estudos.

Anotou todas as dicas? Aproveite também para conferir como estudar para o ENEM! 

 

 

 

 

Relacionadas