Como Fazer Uma Boa Redação no Enem? Leia Nosso Passo a Passo!

Saber como fazer uma boa redação do Enem é o segredo para a aprovação, pois ela possui um peso significativo na prova. Por isso, você deve ter muita atenção e reservar um tempo para refletir sobre o tema e selecionar os melhores argumentos que vão aparecer em seu texto.

Por mais que pareça a parte mais complicada do exame, saiba que com algumas dicas você conseguirá uma ótima nota. Confira!

Passa a passo de como fazer uma boa redação no Enem

Antes de aprender qualquer técnica de escrita ou de construção do texto para criar sua redação, é essencial que você se mantenha sempre atualizado.

Aproveite seus momentos livres para conseguir buscar informações nos principais meios de comunicação, participe de debates e esteja sempre por dentro dos principais acontecimentos que marcam o Brasil e o mundo.

Para te dar mais segurança sobre como fazer uma boa redação no Enem, veja algumas dicas e mãos à obra:

Estruture suas ideias 

Após ler atentamente o tema da redação, faça uma listagem com todas as palavras-chaves e ideias que você consegue lembrar quando pensa sobre aquele assunto. Esse deve ser o seu ponto de partida, principalmente se você não sabe ainda por onde o texto deve começar.

Escolha um posicionamento 

Após selecionar alguns pontos mais importantes, pense no que você irá defender em sua redação e desenvolva argumentos bem estruturados. Por exemplo, imagine que o tema proposto seja sobre a educação inclusiva. Nesse caso, você precisa mostrar se é a favor ou não e deverá ter argumentos que baseiam sua opinião sobre o assunto, justificando seu posicionamento.

Faça referências 

Trazer referências adicionam credibilidade ao seu texto. Aqui, praticar a  leitura constantemente pode fazer toda diferença na hora de escrever a redação, isso porque você terá cada vez mais bagagem cultural. Citações de autores e opiniões de especialistas ajudam a enriquecer o conteúdo e demonstrarão que você tem conhecimento sobre o tema.

Crie um bom título 

Muitos estudantes acham que o título não é tão importante na hora de escrever uma redação. Porém, esse é um ponto chave, pois é o que chamará a atenção para a leitura do texto ou não. O ideal é que o título não seja muito longo. Ele deve ser sucinto e conseguir  definir a principal ideia da redação.

Conclusão 

Preste atenção na conclusão do seu texto. Tão importante como a defesa dos seus argumentos, é conseguir concluir sua linha de pensamento gerando reflexões e mantendo a conexão com o resto da redação.

Revise o seu texto 

O ideal é que inicialmente você escreva um rascunho da redação e, após terminar, é essencial revisá-lo. Após uma leitura concentrada, passe o texto a limpo com cuidado para não rasurar.

Este conteúdo foi útil para você? Agora que já sabe como fazer uma boa redação no Enem, aproveite também para ver como usar a nota do Exame para entrar na faculdade e continue acompanhando as novidades da área de notícias da Wyden Educacional!

Relacionadas

Setembro amarelo