Como Saber Se a Faculdade é Boa? Saiba Escolher a Instituição!

Como saber se a faculdade é boa é uma das principais dúvidas de quem está dando mais um passo na carreira — seja para cursar uma graduação ou especialização. Para ajudar você, preparamos algumas dicas que podem ser úteis na hora de selecionar a melhor instituição. 

3 Dicas de como saber se a faculdade é boa 

O mais indicado para fazer uma escolha assertiva é iniciar com muita pesquisa para conhecer bem não só a instituição que deseja estudar, como também o curso em questão.

Avalie os conceitos do Ministério da Educaçã

Para começar, você pode ir em busca de dados. Receber indicações de amigos é interessante, mas conferir verdadeiros indicadores faz a diferença, pois pode dar mais segurança para você tomar sua decisão. Afinal, é uma escolha que tem impacto no futuro da sua carreira.

Uma boa ideia é conferir no site do Inep o ICG — Índice Geral de Cursos. É possível fazer o download de uma planilha que mostra os resultados. Ou seja, é indicada a qualidade da instituição, avaliando todos os cursos. Funciona como uma média dos conceitos (notas) de cada graduação e das demais modalidades de capacitação. 

Você também pode analisar a última nota do Enade da instituição sobre o seu curso. Assim, saberá como está atualmente e, se quiser comparar com o histórico, terá mais embasamento para tomar sua decisão.

 Analise o conteúdo programático e o corpo docente 

Depois de conferir os principais dados, você pode fazer sua própria avaliação, já que sua opinião e impressões são fundamentais para se sentir à vontade para decidir onde estudar.

Confira o conteúdo programático do curso que deseja estudar e todas as informações disponíveis. Veja quem são os coordenadores, professores e outros dados disponíveis que podem ser relevantes para incentivar sua escolha.

Verifique a estrutura e as modalidades de ensino 

Analisar a infraestrutura também é essencial para responder sua pergunta de como saber se a faculdade é boa. Afinal, o termo “infraestrutura” vai além do espaço físico. Veja tudo o que compõe o centro educacional, seus cursos propostos, soluções e benefícios para os alunos e analise se estes pontos estão alinhados às suas expectativas.

Lembre-se de que uma boa instituição é aquela que entrega exatamente o que você precisa. Até mesmo quando o assunto é fazer curso presencial, semipresencial ou on-line, é importante verificar como funciona a metodologia de cada modalidade para encontrar a melhor para você.

Depois de tirar sua dúvida sobre como saber se uma faculdade é boa, você pode dar o próximo passo. Que tal conhecer os cursos da Wyden Educacional e ter informações completas sobre as opções de capacitação? Invista em seu sucesso profissional.

Conheça nossos cursos

Relacionadas