Como se Inscrever no Enem?

Se você quer entrar no ensino superior e começar o curso que escolheu, saiba que o Enem pode ser o primeiro passo para conseguir uma vaga em uma das centenas universidades que têm o sistema como processo seletivo. Porém, mesmo sendo uma prova bem conhecida, alguns estudantes ainda têm dúvidas de como se inscrever no Enem. Não se preocupe, pois o processo é simples e sua inscrição é registrada em poucos minutos.

Confira nosso passo a passo!

Saiba como se como se inscrever no Enem

As inscrições para a prova, normalmente, acontecem ainda no primeiro semestre, entre os meses de abril e maio.

O Inep, órgão responsável por organizar o Enem, divulga a data com antecedência. Para não perder o período de inscrição, fique atento ao site da instituição, propagandas televisivas e jornais.

O processo para se inscrever é todo realizado on-line. Veja agora como se inscrever no Enem e evite erros:

Acesse o site do Inep

Assim que as inscrições estiverem abertas, o primeiro passo é acessar o site do Inep e buscar pela página do Enem participantes.

Para iniciar o cadastro na plataforma, você vai precisar ter em mãos o número do seu CPF, data de nascimento, RG e dados pessoais, como nome completo, endereço, telefone e e-mail.

Faça o cadastro

Após fornecer todos os dados solicitados, você deverá fazer um cadastro e criar uma senha. Não esqueça o código escolhido, pois é por meio dele que você terá acesso aos seus resultados e poderá se inscrever, por exemplo, no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para concorrer às vagas.

Atendimento especial

É também no momento inicial da inscrição que o participante poderá solicitar ou não um atendimento especial durante a prova — por exemplo, para grávidas, deficientes, etc. Fique atento, caso você necessite de algum apoio, não deixe de preencher esse dado importante.

Opção da língua estrangeira

Na hora da inscrição também é possível escolher qual língua estrangeira você deseja que apareça em sua prova. É possível optar entre inglês e espanhol.

Nesse momento, pense naquela que você tem mais afinidade e facilidade para entender.

Questionário padrão

Para seguir sua inscrição, será necessário responder o formulário socioeconômico. Nele, você precisará informar questões sobre sua renda e situação familiar. É nesse momento também que você informará sua situação em relação ao ensino médio — não concluído ou concluído.

Pagamento

Ao final desse processo, o último passo é realizar o pagamento da inscrição e aguardar o e-mail de confirmação. Viu só como se inscrever no Enem é fácil?

Isenção da Inscrição

Sabia que você pode solicitar a isenção da taxa do Enem? Para conseguir, é importante ficar atento ao prazo que, normalmente, é aberto antes do início das inscrições oficiais para a prova.

Caso você seja um aluno do ensino médio público que irá concluir os estudos no ano da prova, a taxa não é cobrada.

Agora que você já sabe como se inscrever no Enem, aproveite para conferir dicas para estudar para a prova e entender os principais conteúdos cobrados. Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando as novidades da área de notícias da Wyden Educacional para mais!

 

Relacionadas

Setembro amarelo