Confira as dicas da professora Flávia Noeli sobre alimentação na Páscoa

Você já escolheu os chocolates que vai comer nesta Páscoa? Já comprou, encomendou e está imaginado todo o chocolate que vai saborear? Ou foi mais apressadinho e já comprou e comeu seus ovos e chocolates. Ou você não provará nenhum chocolate para se manter na dieta ou ainda comprará um chocolate fit para não “sair” da dieta.

Não importa em que situação você esteja o que é realmente importante é saborear o chocolate. São tantos os questionamentos e tantas as situações que fica-se em dúvida se realmente devemos comer o chocolate ou não.

Os ovos de Páscoa fazem parte de um contexto que, em diversos momentos do ano, tem comida atreladas a eles. Não fuja, não se prive, se for do seu desejo, é claro. O mais importante em situações como essa é saborear, degustar, aproveitar consciente o momento e saborear o alimento que está consumindo.

Por muitas vezes, comemos de forma rápida, sem prestar atenção no que estamos comendo e comemos mais do que deveríamos. Todos os alimentos, devem ser degustados, aproveitando o momento, sentindo gostos, sabores, texturas, aromas e tantas outras sensações que este alimento pode proporcionar.

Não se esbalde de comer chocolate porque faz muito tempo que você não come. Não se prive de forma intensa, privação pode levar a compulsão alimentar. Compartilhe com sua familia, amigos, colegas de trabalhos, este momento de alegria que deve ser celebrado. Saboreie, deguste, não coma de forma rápida e descontrolada. Se sirva de porções pequenas e fracione o consumo ao longo do dia e das semanas. Você não precisa comer todo o chocolate de uma só vez. Faça escolhas sábias, evite comer até “passar mal”.

Os ovos de Páscoa, assim como todos os alimentos existem para que, aqueles que desejam, possam saborear. Não se prive, não se culpe. Comer deve ser um ato consciente e livre de culpa.

Vamos falar de Páscoa e chocolate

Por muitas vezes, em épocas do ano como essas, as pessoas acabam abusando e comendo excessivamente os alimentos. Comem de forma rápida, descontrolada e inconsciente. Não é necessário se privar de comer chocolate muito menos ter que optar por chocolates diet, light, fit ou ainda, ter que fazer dieta detox após o consumo de doces ou chocolate.

É importante que ao comer os doces e chocolates que eventos como este oferecem que todos nós tomemos consciência de que o consumo deve ser lento, degustando o alimento que está sendo consumido, aproveitando cada sabor, textura e aroma e entendendo que não é necessário comer todo o volume de chocolate de uma só vez.

Seguem algumas dicas para você aproveitar esta Páscoa de forma saudável e feliz:

  • Não coma rápido, saboreie o chocolate. Uma forma de fazer isto é colocar o alimento na boca e aguardar que ele derreta antes de engolir;
  • Beba bastante água. Evite consumir refrigerantes, sucos e bebidas alcoólicas já que o chocolate oferecerá bastante açúcar a sua alimentação neste dia. Troque o refrigerante ou o suco por água aromatizada, por exemplo;
  • Sirva-se de pedaços pequenos. Não é necessário separar meia casca de ovo para comer de uma única vez. Coma pequenos pedaços fracionados ao longo do dia;
  • Coma os chocolates após as refeições. Faça uma refeição variada e completa e que inclua verduras, legumes, frutas e carnes. Após esta refeição consuma o chocolate. Além de  ser mais saudável evitará que você “mate” sua fome em chocolate;
  • Não se prive. Privação alimentar pode gerar, em diversos casos, compulsão alimentar. Ficar se privando pode levar você a comer muito mais do que deveria ou gostaria;
  • Compartilhe os momentos. Comer com a companhia de pessoas e dividir os alimentos além de um ato social evita que você coma mais do que deve;
  • Se concentre no que você está comendo: preste atenção. Não coma o chocolate na frente da TV ou enquando olha stories no Instagram ou Facebook. Para comer consciente é importante que você se concentre no que está fazendo;
  • Coma sem culpa. Comer com culpa faz mal ao corpo e a mente.

Boa Páscoa a todos!

 

Profª Ma. Flávia Noeli de Souza Infante
Nutricionista
CRN-3: 27081

Relacionadas

wyden-alunas