Cursos De Curta Duração são Interessantes Para o Seu Perfil?

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico. Para acompanhar essas mudanças constantes, os cursos de curta duração são ótimas alternativas. Eles podem ser o melhor caminho se você quer se manter atualizado ou precisa se aprimorar para continuar evoluindo em sua carreira

Se ainda tem dúvidas se essa é uma opção para você, a gente te ajuda a entender melhor como esses cursos são estruturados, suas vantagens e o que esperar deles. 

O que são cursos de curta duração?

Os cursos de curta duração — tais como os tecnólogos ou de extensão — duram em média dois anos. Já é um formato de educação comum nos Estados Unidos e vem crescendo bastante no Brasil. 

Esses cursos são estruturados para serem concluídos com mais rapidez e objetividade. Eles têm foco total nas necessidades exigidas pelo mercado de trabalho, ou seja, são mais voltados para a prática e não tanto a teoria.

 

As vantagens dos cursos de curta duração

 

Se você acabou de concluir o ensino médio e deseja começar a trabalhar o quanto antes, os cursos de curta duração podem valer a pena para você. Em comparação com os de graduação tradicionais, eles oferecem um ótimo custo-benefício. 

O investimento é reduzido, o foco é na prática e a valorização dentro do mercado é a mesma, já que devem oferecer certificações e ter o reconhecimento do MEC. 

Mesmo quem já fez ou está fazendo uma graduação, pode optar por um curso de curta duração, seja tecnólogo ou de extensão, para se aprofundar em alguma área específica ou desenvolver alguma habilidade que não foi muito bem explorada durante a faculdade.

Quer um exemplo? Uma pessoa que formou-se em enfermagem pode optar por fazer um curso de Gestão Hospitalar para aprender mais sobre questões administrativas e até mesmo mudar o foco de sua carreira, sem ter que abandonar a área que escolheu.

Considerando tudo isso, podemos dizer que os cursos de curta duração são ferramentas essenciais para ampliar as possibilidades profissionais de qualquer pessoa. Você não precisa ficar preso a uma única formação e é capaz de desenvolver diferentes conhecimentos de acordo com seus objetivos — ainda que eles mudem ao longo da sua trajetória. 

 

Quando escolher um curso de curta duração

Agora você já entendeu sobre o conceito desses cursos de curta duração, certo? Mas se você está em dúvida se ele é mesmo indicado para você, veja algumas questões para serem analisadas:

 

Objetivos pessoais

Coloque sempre seus objetivos pessoais e profissionais em primeiro lugar. Pense: você deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho? O conhecimento prático será suficiente para você atingir seus objetivos? Está buscando algo diferente das graduações tradicionais?

 

Perfil profissional

Verifique o seu perfil profissional e veja o que está faltando, alguma dificuldade que tem em determinado ponto ou até mesmo algo que tenha curiosidade de aprender para enriquecer seu conhecimento. Às vezes, vale a pena fazer pequenos cursos que irão agregar na sua carreira. 

 

Quais são os cursos de curta duração da Wyden?

Os cursos de curta duração da Wyden são os tecnólogos e os de extensão. Eles trazem total conhecimento da área escolhida para você se sentir preparado desde a primeira semana de aula. 

Entre alguns cursos, podemos citar os de Gestão Comercial, Gestão em RH e Gestão Hospitalar. A escolha vai depender  muito de sua carreira ou de seus gostos pessoais. 

Gostou do artigo? Continue acompanhando a área de notícias da Wyden e fique atualizado com mais conteúdos como este!
 

conheça nossos cursos

Relacionadas

Em breve, mais informações sobre o gabarito e resultado do enem 2019.
enem-wyden