Dia Mundial da Água: alunos de Engenharia orientam como gerenciar o recurso

Dia Mundial da Água: alunos de Engenharia orientam como gerenciar o recurso

Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e, neste ano, a data traz para o debate a conscientização acerca da utilização do recurso hídrico, buscando reunir soluções com base no próprio meio ambiente.

Além das recomendações que você já está familiarizado, como fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos ou louças, os alunos de Engenharia da ÁREA1 enviaram algumas dicas, com base também em conhecimentos científicos, que podem ajudar você na preservação desse recurso:

  1. A captação ou o aproveitamento da água da chuva proporciona uma economia de, aproximadamente, 50% do consumo – quando adotadas medidas eficientes de coleta, condução, pré-tratamento, armazenamento e distribuição. A partir da área do telhado das edificações e da precipitação pluviométrica local, é possível dimensionar os dispositivos (calha, tubulação, válvulas, tanques, etc.) envolvidos no sistema de captação e das águas da chuva e, assim, reutilizar para atividades como lavagem de carros, de pisos etc.

Silvan Silva – Engenharia Ambiental e Sanitária e membro da Ecobahia (empresa Jr.)

  1. O arejador é uma peça simples e capaz de reduzir, em até 50%, o consumo de água das pias e de torneiras de sua residência ou do local de trabalho. Ele possui fácil instalação e custa menos de R$ 5,00. Uma redução que o bolso do consumidor e o planeta agradecem. Você encontra em lojas de construção e de produtos para casa.

Paulo Emilio - Engenharia Ambiental e Sanitária

  1. Uma boa dica para preservar a água, bem como reutilizar os plásticos, é colocar uma garrafa pet vazia dentro da caixa de descarga. Assim, você estará auxiliando na redução dos gastos de água residencial, visto que a quantidade de água que a descarga suporta é superior a necessária e, utilizando a garrafa, você limita para um volume menor.

Taciana da Costa Queiroz - Engenharia Ambiental e Sanitária
 
Essas são apenas algumas das estratégias de preservação e de restauração ambiental que ajudam a proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da sociedade. Não deixe para se preocupar com a reserva de água quando ela ficar escassa, ajude a transformar o mundo adotando essa e outras medidas o quanto antes.

Relacionadas

alunos produzem campanha