Enem Action: confira dicas de filmes que ajudam na hora de estudar

Conheça o Enem Action, plataforma gratuita de estudos para o Enem

Está chegando, mais uma vez, aquele momento em que alunos começam a perder o sono: as provas de vestibular e Enem. Mas, para estudar, não é preciso ficar o tempo todo com a cara nos livros, apostilas e simulados. Dá também para aprender nas horas de lazer, e o melhor: sem sofrência!

O professor André Rosa, que faz parte do site Enem Actionplataforma gratuita da DeVry Brasil de estudos para as provas, dá as dicas:

Você acredita que os filmes realmente ajudam? O que, além deles, você indicaria que possa ajudar nos estudos de história em momentos de lazer?

André: Os filmes ajudam sim. A forma de compreensão da história não pode ficar resumida em quatro paredes de uma sala de aula. Mas o que pode ajudar também, e muito, são alguns tipos de jogos, que envolvem perguntas de conhecimentos gerais que, na maioria das vezes, envolvem informações históricas (nomes de lugares, pessoas e fatos importantes de muitos países) e no final dessa diversão existe muito conhecimento armazenado.

Como os filmes podem realmente ajudar alunos a estudarem para a matéria de História que cai no vestibular? O que é preciso por parte do aluno para que isso seja possível (concentração, anotar algumas ideias chave durante o filme etc..)?

A principal dica dada neste momento é a boa escolha de um filme. Que ele seja inspirado, em sua boa parte, em fatos reais para fortalecer os conteúdos apresentados na sala de aula. Com uma boa escolha de título, agora é hora de curtir a arte produzida com muita concentração, pois mantendo uma total atenção no filme, em muitos casos, as anotações serão dispensáveis pelo prazer do aprendizado natural que o filme causará. 

Como o estudante pode aprender a diferenciar o que realmente aconteceu na história do que foi criado para o filme? Tem alguma dica que facilite essa identificação?

A leitura básica sobre o assunto é um bom início, para que o acompanhamento do filme seja feito de uma maneira mais orientada. Muitos alunos chegam até a dizer que se tivessem lido sobre o assunto previamente, teriam curtido melhor a exibição. Neste caso a dica é atenção nas aulas, pois as boas aulas acabam virando grandes contações de histórias e claro, grandes instantes cinematográficos.

Você pode indicar alguns filmes que sejam mais fiéis à história?

Temas pelo Cinema:

Muitos desses filmes servem como grande suporte para redação!

Gostaria de acrescentar mais alguma dica, professor?

Não importa a maneira de obter estes filmes, pois pode ser nas tradicionais salas de cinemas, com seu charme atraente, pelo computador, com sua modernidade e nos canais abertos da TV, divirta-se, para aprender melhor.

Sobre a Adtalem Educacional do Brasil

O objetivo da Adtalem Global Education é empoderar estudantes para que alcancem seus objetivos, encontrem o sucesso e façam contribuições inspiradoras para a comunidade global. A Adtalem Educacional do Brasil faz parte desse provedor global de educação fundado há mais de 85 anos nos Estados Unidos e está presente no país desde 2009. Atualmente, possui 18 instituições de ensino distribuídas no território nacional. São, ao todo, 24 campi, mais de 300 cursos de graduação e 217 centros de aprendizagem em todo o país, que atendem mais de 110 mil alunos em três posicionamentos diferentes: DeVry Brasil, instituições de excelência acadêmica; Ibmec, no segmento premium; e Damásio Educacional, com cursos preparatórios e cursos de graduação nas áreas de Direito e Gestão. Todas as instituições que compõem a Adtalem Educacional do Brasil figuram entre as melhores das cidades em que estão localizadas. Para mais informações a respeito da Adtalem Global Education e Adtalem Educacional do Brasil, acesse adtalem.com.

Relacionadas

6 Etapas para Elaborar uma Pesquisa de Iniciação Científica