Garanta sua vaga na Wyden. Escolha uma de nossas bolsas remanescentes do Prouni.

A Importância do Teste Vocacional na Hora de Escolher o Curso

Escolher o curso de graduação pode ser desafiador. Sentir-se inseguro e precisar de apoio e orientação é completamente normal nesse momento. Por isso, fazer um teste vocacional pode ser a melhor maneira de ter clareza sobre suas aptidões e quais são os caminhos profissionais possíveis para você.

Como funciona o teste vocacional

O teste vocacional é uma ferramenta criada com base em estudos comportamentais que consegue mapear as suas características psicológicas e de conduta.

Este instrumento é aplicado por meio de perguntas personalizadas. Essas questões têm como objetivo revelar quais são seus valores fundamentais, os traços de sua personalidade mais marcantes e o perfil de trabalho mais adequado para você.

De acordo com as respostas dadas, o teste indicará quais são as carreiras que têm maior afinidade com os seus interesses e habilidades.

Como esse teste pode me ajudar

Mesmo quem já tem uma boa noção do que pretende cursar, pode recorrer ao teste para garantir que a profissão escolhida esteja de acordo com as suas vocações.

Às vezes, idealizamos uma carreira por admirar muito um profissional ou uma pessoa querida. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que aquela profissão seja a mais indicada para você.

Quer um exemplo?

Imagine que você tem o desejo de se tornar médico porque sua mãe já trabalha nessa área. Porém, apesar de ter o apoio familiar, você não gosta de estudar biologia. Então, provavelmente, essa não será a carreira mais adequada para você, concorda?

É importante dizer que o teste vocacional não traz uma resposta exata. Ele não vai te dizer que você deve seguir uma carreira específica. O resultado trará, na verdade, uma relação com os cursos e áreas que mais combinam com o seu perfil.

A partir disso, cabe a você pesquisar sobre cada uma das opções, analisar as grades curriculares dos cursos indicados, conversar com profissionais da área e até com universitários.

Onde fazer um teste vocacional

Os testes vocacionais podem ser aplicados em grupo, de maneira individual, presencialmente e online. O que vai determinar a sua eficácia não é o modo como ele é aplicado nem o lugar, mas a metodologia que foi usada para criá-lo.

Por isso, busque opções que sejam fundamentadas em estudos comportamentais respeitados e que possam ser moldados de acordo com o seu perfil e momento de vida.

O questionário de vocação da Wyden é uma ótima opção. Além de gratuito, ele pode ser feito pela internet, a qualquer momento. Você não precisa terminá-lo em um único dia e pode responder com calma cada pergunta.

Gostou da dica? Aproveite e veja também “Como Escolher Uma Graduação”!

Relacionadas

Faça sua transferência externa e venha estudar na Wyden
wyden-alunas