O Que é Tecnólogo — Como Funciona Esse Tipo de Curso?

Você sabia que, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, existem mais de cem tipos de cursos diferentes de tecnólogo no Brasil? Essa formação está cada vez mais presente nos dias de hoje. Se você ainda não entende muito bem o que é tecnólogo, vamos explicar para você!. 

 

O que é tecnólogo?

 

Provavelmente, em algum momento da sua vida, você já se perguntou “o que é tecnólogo?” 

Considerados cursos de curta duração, entre dois a três anos, os tecnólogos são focados nas necessidades do mercado de trabalho. O objetivo é atender às exigências atuais, com aulas mais práticas e menos teóricas. 

Eles já são reconhecidos em todas as áreas e, para cursá-los, você precisa  ter formação completa no ensino médio, mas não é necessário ter diploma superior.

Para ingressar em um tecnólogo, você pode:

 

Como é o curso tecnólogo?

Muitas vezes, o curso tecnólogo não é a sua primeira graduação, pois você pode optar por ele como um complemento para a área que trabalha ou é formado.

O tecnólogo é reconhecido pelo MEC e é ideal para quem está com pressa em aprender algo novo. Os temas dos cursos são distribuídos em 13 eixos, sendo alguns deles:

  • Ambiente e Saúde;

  • Gestão e Negócios;

  • Hospitalidade e Lazer;

  • Informação e Comunicação;

  • Recursos Naturais;

  • Segurança.

 

Diferenças entre um curso técnico e tecnólogo

Apesar do nome parecido, os dois tipos são diferentes. 

Nos cursos técnicos, você não precisa ter concluído o ensino médio. Assim, consegue cursar junto com a escola. Ao final do curso, um certificado técnico da área específica é entregue.

Já os tecnólogos são cursos superiores de tecnologia, em que é necessário ter terminado a escola e, ao final do curso, o diploma de conclusão é de ensino superior.

 

Quais as vantagens do curso tecnólogo?

Agora que você já sabe o que é tecnólogo e suas especificações, vamos conhecer algumas das principais vantagens desse tipo de graduação?

  • mais rápido para entrar no mercado de trabalho;

  • foca em aulas práticas;

  • enfatiza atualidades;

  • mais em conta do que cursos de longa graduação.

Ficou claro o que é tecnólogo para você? Os cursos tecnólogos da Wyden são profissionalizantes e com foco total nas atualidades do mercado. 

Navegue em nosso site e conheça quais são os cursos de graduação disponíveis nesse formato.

Fique atualizado na área de notícias da Wyden para mais dúvidas e conteúdos como este!

 

FEZ ENEM? CALCULE SUA BOLSA A PARTIR DA NOTA

INSCREVA-SE COM A NOTA DO ENEM

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Relacionadas