Para além da teoria: alunos conhecem de perto a prática esportiva paralímpica

Visita ao CPB com alunos de Educação Física do UniMetrocamp | Wyden

Aproximando teoria e realidade, os alunos de Educação Física do Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden conheceram, no início de abril, uma das melhores referências de prática esportiva para pessoas com deficiência no país - o Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo.

A atividade foi realizada com estudantes do 3º e 4º semestres do curso, por meio da disciplina de Educação Física para Grupos Especiais. Orientada pelo professor Me. Roberto Rocha Costa, a visita conseguiu demonstrar a realidade que os alunos tentam simular dentro da sala de aula. 

Se a intenção inicial era apresentar a estrutura do CPB aos alunos, o professor ressalta que o "objetivo não só foi alcançado, mas extrapolado". Na ocasião, os estudantes conseguiram acompanhar treinos, além de aumentarem a percepção sobre a capacidade de pessoas com deficiência. 

"A visita favoreceu algumas discussões que tivemos em aula, como mudar o olhar para as pessoas com deficiência (...) o grande desafio é deixar de olhar somente para as limitações, mas, principalmente, olhar para as possibilidades. E lá pudemos ver exemplos que a maioria de nós nunca irá viver: participar como atleta de uma paraolimpíada, ser campeão mundial na sua modalidade etc.", destacou o professor. 

A atividade guiada também permitiu que os alunos conhecessem de perto a prática de modalidades como parabadminton, voleibol sentado, bocha, tênis de mesa, natação e atletismo. Além dos treinos, os estudantes também conheceram sobre o desenvolvimento de pesquisas científicas e o projeto de iniciação esportiva para crianças com deficiência. 

Para o professor, a aula extraclasse rendeu encantamento e satisfação dos alunos, que puderam conhecer de perto uma realidade que, muitas vezes, a teoria não consegue suprir. Conheça um pouco mais sobre as atividades e as produções que estudantes e docentes realizam no Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden: clique aqui

Relacionadas

enem-wyden
Faça sua transferência externa e venha estudar na Wyden