Quais São os Níveis de Graduação?

Você sabia que existem diferentes níveis de graduação? Cada um é indicado para um perfil profissional, por isso é importante ter seus objetivos de carreira bem definidos para escolher o mais ideal para você.

Diferenças básicas entre os níveis de graduação

Todas as graduações são voltadas a sua formação acadêmica ou profissional, mas cada uma se refere à uma modalidade diferente e, portanto, vai oferecer a você propostas distintas. Temos a seguir os níveis de graduação principais e vamos nos aprofundar sobre eles:

  • tecnólogo;

  • bacharelado;

  • licenciatura.

Tecnólogo

O tipo de curso tecnólogo é direcionado a capacitar profissionais para suprir necessidades do mercado de trabalho. Os conteúdos dessa modalidade são estritamente técnicos — como o nome já indica — e oferecem o que há de mais novo na área escolhida. 

Se você deseja adquirir conhecimentos e um título de formação com duração média de um a três anos, essa é a opção ideal. Diferente dos “cursos técnicos”, os tecnólogos exigem a conclusão do ensino médio e são considerados como graduação, mesmo sendo mais curtos em relação a outras modalidades.

Bacharelado

Já o bacharelado, dentre os níveis de graduação, talvez seja um dos mais populares. Isso porque ele oferece uma formação mais ampla e geral da área que você escolheu. Um bacharel tem os conhecimentos necessários para aplicar em seu ramo de atuação tudo o que aprendeu na faculdade.

Os cursos têm, em média, três a seis anos de duração.

Licenciatura

Com a mesma média de duração do bacharelado, a licenciatura tem um perfil completamente diferente. Nessa opção, você não vai estudar para trabalhar em um cargo específico da sua graduação, mas, sim, para ensinar sobre o que aprendeu. De forma clara, você irá atuar como professor. O que acha dessa ideia?

O que vem depois da graduação?

Agora você já sabe quais os níveis de graduação e pode escolher o melhor para seu futuro. Mas, visando uma trajetória de sucesso, é importante traçar seus próximos passos e listar as capacitações que virão pela frente.

Algumas das mais conhecidas são:

  • pós-graduação — um curso de especialização que vem depois da sua primeira formação como graduado. Tem o foco de direcionar você para alguma área mais específica e gerar conhecimentos práticos e aplicáveis;

  • mestrado — é um tipo de formação complementar à graduação que proporciona aprendizados mais profundos sobre vários caminhos teóricos e produção intelectual, abrindo a possibilidade para quem deseja atuar no ensino superior;

  • doutorado, além de fortalecer ainda mais essa visão acadêmica, você é incentivado a desenvolver novos estudos para acrescentar conhecimentos científicos.

 

Continue se desenvolvendo como profissional e conte com a Wyden Educacional para crescer cada vez mais na área que decidir. Confira os cursos oferecidos.

CALCULE SUA BOLSA A PARTIR DA NOTA DO ENEM

INSCREVA-SE COM A NOTA DO ENEM

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Relacionadas