Saúde no Vestibular — 4 Cuidados Antes de Qualquer Prova

Quem está se preparando para uma prova deve saber que mais do que focar nos estudos, é essencial também dar uma atenção extra para o corpo e para a mente. Afinal, de nada adianta estudar, ficar craque nas matérias e na hora não conseguir responder às questões. Por isso, neste artigo decidimos falar sobre os cuidados que você deve ter para manter sua saúde no vestibular. Confira!

Dicas para manter a saúde no vestibular

Durante a maratona do vestibular, muitos estudantes precisam lidar com uma rotina corrida, com muito estudo, aulas e, muitas vezes, poucas noites de sono e péssima alimentação, não é mesmo?

Apesar de ser uma situação comum, saiba que esses hábitos não são nada saudáveis e podem comprometer seu rendimento nas provas.

Já imaginou não conseguir responder às questões, porque simplesmente você se sente cansado? Todo o esforço seria jogado fora e, sem dúvidas, você ficaria frustrado. Portanto, a preparação para a prova deve ser completa, tanto física como mental.

Veja algumas dicas que vão ajudar nesse processo:

1. Sono de qualidade 

Não deixe que as noites acordados sejam rotina em sua vida. Seu corpo precisa descansar para que funcione bem. Não adianta querer dormir pouco e, no outro dia, tentar de concentrar completamente.

Por isso, priorize o seu descanso! O ideal para que você entenda bem os conteúdos são oito horas diárias de sono ou, no mínimo, seis horas.

2. Alimentação saudável 

A alimentação costuma ser deixada  de lado em diversas situações, principalmente quando você tem uma rotina corrida (como é a da maioria dos estudantes!).

Por isso, mesmo que o tempo seja curto, prefira comer alimentos mais saudáveis e leves. Especialmente em dias antes da prova, evite comidas pesadas e gordurosas. Além de sobrecarregar o seu corpo, você ainda corre o risco de passar mal e não conseguir comparecer ao exame.

3. Exercícios físicos 

Outra dica importante para manter a saúde no vestibular é praticar exercícios regularmente. Durante a sua preparação, não deixe de fazer uma atividade física. Sabia que esse pode ser um momento de relaxamento e que te deixará pronto para aprender mais, além de ajudar a diminuir e evitar o estresse.

4. Desacelere 

Nada de intensificar os estudos dias antes da prova. O ideal mesmo, nesse momento, é desacelerar e relaxar. Procure fazer atividades que são prazerosas para você — leia um livro, assista à um filme e tente ficar tranquilo para o momento do vestibular.

Gostou das nossas dicas para você manter sua saúde no vestibular? Aproveite para tirar suas dúvidas e escolher a graduação ideal para você! Confira mais conteúdos na área de notícias da Wyden Educacional!

 

Relacionadas

Faça sua transferência externa e venha estudar na Wyden
wyden-alunas