O que é o Enade?

 O que é?

O Enade avalia o desempenho de estudantes com relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Por meio dele, é possível saber o rendimento dos alunos com relação aos conteúdos previstos para o curso. Os resultados produzem dados que permitem a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

O Exame é um dos procedimentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, realizado pelo Ministério da Educação, sendo também um dos elementos que compõe o CPC (Conceito Preliminar de Curso), nota aferida pelo MEC, que varia de 1 a 5. 

 Quem participa?

Estão habilitados ao Enade todos os estudantes ingressantes ou concluintes das áreas e dos cursos a serem avaliados pelo Exame. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES.

 Enade 2019

Cursos avaliados (previsão):

Bacharelado em: Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Petróleo; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Medicina, Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia e Terapia Ocupacional.

Cursos Superiores de Tecnologia em: Automação Industrial; Construção de Edifícios; Eletrônica Industrial; Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Gestão da Produção Industrial; Gestão Hospitalar; Manutenção Industrial; Petróleo e Gás e Radiologia.