Litoral preservado pela mão de voluntários

Responsabilidade Social - Programa Indo Fazendo o Bem - Adtalem Brasil

As praias da Bahia atraem visitas durante todo o ano incrementando a economia local, mas também sofrem com seu uso. O descarte de lixo pelos banhistas é um dos principais fatores de poluição. Do trabalho constante pela preservação do litoral baiano, nasceu o grupo Conexão Ecológica, criado por alunos de Engenharia Ambiental da ÁREA1 há sete anos para promover a conscientização e mobilização da comunidade.

O Conexão Ecológica continua a atuar em parceria com a Wyden Educacional realizando o Projeto Praia Limpa, que sensibiliza frequentadores e comerciantes de Salvador a respeito do micro-lixo (objetos pequenos), que acaba passando despercebido pelos banhistas e nas técnicas habituais de limpeza da concessionária responsável. Os alunos participam também de um mutirão de limpeza e entregam sacolas ecológicas para os frequentadores acondicionarem os resíduos.

A cada semestre, são organizadas limpezas, em trechos predeterminados. Na Semana Mundial de Limpeza de Praias e Rios, ocorrida entre os dias 19 e 25 de setembro, o Projeto também realizou a exposição "+ MAR - LIXO", no Salvador Shopping, apresentando um apanhado de sete anos de mobilizações. Desde sua criação, o Praia Limpa organizou cerca 40 ações voluntárias, entre campanhas, palestras e oficinas, com participação de mais de 700 voluntários. Em 2016, ele atingiu o impressionante marco de 20 toneladas de lixo retiradas das praias da cidade.  

  • Curso envolvido: Engenharia Ambiental
  • 1 professor envolvido
  • Período: setembro de 2015 e novembro de 2016
  • 400 pessoas beneficiadas
  • 40 alunos envolvidos
  • ÁREA1