Centro de Empreendedorismo e Internacionalização

Centro de Empreendedorismo e Internacionalização

Possibilitar o contato com problemas reais do mercado, permitindo que os alunos, já desde a Graduação, desenvolvam o pensamento empreendedor, assertivo e inovador. É com esse objetivo que a Adtalem Educacional do Brasil fomenta locais como o Centro de Empreendedorismo e Internacionalização (CEI).

Como funciona?

Por meio de empresas juniores (EJs), constituídas e administradas por alunos e professores, as instituições Adtalem Educacional do Brasil captam e desenvolvem projetos de extensão. 

São células empreendedoras atuantes em diversas áreas de estudo da Graduação, as quais têm a capacidade de potencializar o networking, além de auxiliarem os estudantes na aquisição de habilidades e de competências em suas respectivas áreas de atuação. No CEI, o aluno é o protagonista.

Quais os objetivos? 

  • Propor ações de consultoria e empreendedorismo para empresas, organizações governamentais e não-governamentais.
  • Desenvolver uma mentalidade crítica e empreendedora compondo um diferencial competitivo em relação ao mercado.

Quais os requisitos para participação no CEI?

  • Ter disponibilidade de dez (10) horas semanais.
  • Estar devidamente matriculado nos cursos de Graduação da IES onde ocorre o processo seletivo, durante o período vigente.

Ao Centro de Empreendedorismo e Inovação compete estimular as competências empreendedoras e inovadoras nos alunos. Para isto, utiliza-se de um conjunto de organizações juniores e projetos de extensão que dão aos alunos um ambiente para exercitarem suas competências e habilidades, com liberdade e autonomia. Conheça abaixo alguns projetos:

Junior Teaching Assistant Program (T.A.)

Discentes integrantes do programa, selecionados por meio de edital, tem a oportunidade de participar de reuniões com a coordenação de curso para planejamento de eventos, ações extracurriculares, atividades PEX e auxílios nas demandas para com os alunos do curso, como visitas técnicas e aulas em laboratórios. Todos os alunos inscritos recebem capacitação nas áreas de planejamento e gestão pelo Centro de Empreendedorismo e Inovação.

  • As vagas são para todos os cursos.
  • Periodicidade do edital: semestral
  • Carga horária semanal: 3 horas

Grupo de Estudo e Pesquisa em Sustentabilidade Empresarial (GEPSE)

O grupo de estudo e pesquisa em sustentabilidade empresarial (GEPSE) se propõe a pesquisar práticas empresarias de sustentabilidade, focando em suas três vertentes: econômica, ambiental e social. Através da sinergia academia e mercado, é possível desenvolver pesquisas que auxiliem tanto as empresas como o avanço científico. Os participantes desenvolvem as capacidades da escrita técnica, pesquisa bibliográfica e metodologias para recolha e análise de dados.

As linhas de pesquisa são:

1. Estudos bibliométricos em Sustentabilidade Empresarial;

2. Sustentabilidade Empresarial e suas três vertentes: Econômica, Ambiental e Social;

3. Práticas de Responsabilidade Social Corporativa;

4. Gestão Ambiental nas empresas;

5. Contabilidade Socioambiental.

6. Marketing e Estratégias Sustentáveis

  • As vagas são para os cursos do Centro de Negócios e Engenharias
  • Periodicidade do edital: semestral
  • Carga horária semanal: 4 horas

Programa Marketing Experience (PMEX)

Programa Marketing Experience (PMEX) tem a finalidade de proporcionar aos estudantes do CST em Marketing a experiência de desenvolver trabalhos e vivenciar a prática em Design e em Publicidade e Propaganda, por meio da parceria do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI), Design Experience Office (DEXO) e Agência Experimental de Publicidade e Propaganda (FONTE). A carga horária prevista para os participantes é de 8 horas semanais. Nesse programa, os alunos do curso de Marketing convivem com as rotinas do processo de criação e desenvolvimento de marca, campanhas, produtos e eventos.

  • As vagas são para os cursos de Marketing, Núcleo de Design e Comunicação.
  • Periodicidade do edital: semestral
  • Carga horária semanal: 8 horas

Programa de Extensão em Gestão Empreendedora (PEGE)

Programa de Extensão em Gestão Empreendedora (PEGE) oferece conhecimentos técnicos em gestão e empreendedorismo aos alunos de graduação para melhor organização, planejamento, gestão e resultados nas empresas. A estrutura pedagógica está dividida em 6 módulos de estudo, compreendendo aulas online, desenvolvimento de trabalho escrito e oficina com abordagem prática relativa ao módulo estudado. O foco é disseminar práticas inovadoras na tomada de decisão tendo como nicho alunos que estão nas disciplinas de estágio ou TCC. O programa utiliza-se de um conjunto de disciplinas disponibilizadas online aos inscritos, através do CEI, com os temas Design Thinking, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Planejamento, Gestão Comercial e Modelos de Negócios.

  • As vagas são para todos os cursos.
  • Periodicidade do edital: semestral
  • Carga horária semanal: 1 hora

Programa de Desenvolvimento de Empresa Júnior (DEJ)

Construída, administrada e liderada por alunos de ensino superior, a Empresa Júnior (EJ) é uma opção cada vez mais procurada tanto por alunos como para o mercado. Sendo uma instituição sem fins lucrativos, uma EJ não tem como principal objetivo o lucro, como empresas de modo geral, e busca por meta principal o crescimento e o desenvolvimento de discentes, com o apoio e tutoria de professores. Desde o processo de seleção, os alunos são apresentados as realidades de um processo como de qualquer empresa. Como