Confira as ações que aconteceram em alusão ao Dia do Psicólogo nos dois campi

O Dia Nacional do Psicólogo se tornou data comemorativa oficial a ser celebrada todo o dia 27 de agosto.  A Lei 13.407/2016, que determina a norma, foi sancionada no dia 26 de dezembro de 2016 e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia seguinte. O Dia do Psicólogo sempre foi comemorado, ainda que informalmente, no dia 27 de agosto – data de publicação da Lei 4.119/62, que regulamentou a profissão de Psicóloga (o) no Brasil.

Tendo em consideração a relevância da data, foram realizadas ações no dia 27 de agosto: No Campus Bezerra de Menezes realizou-se o debate “Trajetórias profissionais em Psicologia”, com a presença de duas psicólogas, que contribuíram ao compartilhar as experiências profissionais, possibilitando diálogos com os estudantes presentes. Darlene Castro, graduada em Psicologia pelo UniFanor | Wyden e atuante da Psicologia Organizacional com 13 anos de contato com a área e 3 anos como psicóloga clínica psicoterápica, falou sobre as inserções no mundo do trabalho. Karila Pereira falou sobre os oito anos que trabalhou na área organizacional com seleção, treinamento, gestão e desenvolvimento de equipes em empresas de diversos segmentos no estado do Ceará. Ela também falou sobre a atuação profissional como psicoterapeuta individual e de grupo, com foco em adolescentes, adultos e casais.

No Campus Dunas houve palestra intitulada “O que será da Psicologia?”, norteada por reflexões acerca da prática profissional em Psicologia no presente e de que modo podem ser pensadas inserções profissionais éticas no futuro. A palestra foi feita pela Profa. Dra. Ângela Pinheiro, professora da Universidade Federal do Ceará; graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestra em Psicologia pela Universidade de Brasília (1983) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001). A Profa. Dra. Ângela Pinheiro foi homenageada na última semana de Psicologia do UniFanor Wyden pelas relevantes contribuições para a garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes no Estado do Ceará. Desse modo, os estudantes conseguiram dialogar com profissionais, celebrando a profissão de psicólogo no nosso país.

Depoimentos:

Tivemos a honra de termos uma aula com a professora Dr. Ângela Pinheiro, com tema "O que será da Psicologia?"; pude refletir sobre o nosso papel enquanto futuros psicólogos e não apenas como profissão, mas como cidadãos que buscamos mudanças na sociedade. Sylder Sâmmya Carvalho  – estudante de Psicologia do UniFanor | Wyden

A palestra “O que será da Psicologia? ” serviu de lembrete que a Psicologia é antes de tudo um importar-se, um mobilizar-se em favor do outro. A Professora Ângela Pinheiro apresentou o papel da Psicologia em relação aos lugares que essa profissão deve estar, mas ainda não se fez presente. O que será do futuro é incerto, no entanto ainda há mãos que podem trabalhar em favor da subjetividade, da alteridade, do diferente, através de uma Psicologia que se importe com o outro. André Matos Camelo – estudante de Psicologia do UniFanor | Wyden

 

Relacionadas

II Encontro de Psicólogos Egressos
Imagem da campanha na faculdade DeVry Fanor em Fortaleza