Experiências significativas de aprendizagem  

De acordo com o teórico John Dewey, a educação pode voltar-se às ricas possibilidades de experiências significativas, em vez de se utilizar somente a transmissão de temas abstratos. No curso de Psicologia do Centro Universitário Unifanor | Wyden, no mês de abril, foram realizadas três ações em que se destacaram metodologias ativas de aprendizagem, que possibilitaram experiências inovadoras, visando o desenvolvimento de competências relevantes para futuros profissionais. Foram realizadas as seguintes propostas:

1) Visita ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) –  No dia 17 de abril, os alunos da disciplina de Ênfase II realizaram uma visita mediada ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC),  com o objetivo  de conhecerem as exposições “À flor da pele” e “Novos olhares para Monalisa ”, que “buscam apresentar a cultura de forma viva, intersubjetiva, plural e inventiva para todos que conseguem manter a curiosidade e os sentidos aguçados às experiências potentes das artes”, explicou a Profa. Ticiana Santiago, que ministra a disciplina. 

Depoimentos

“Eu me senti livre e mais parte da turma, valorizada, capaz de viver a cultura e produzir um texto que também é cultura” Edna Pereira, aluna do curso de Psicologia do Centro Universitário Unifanor | Wyden

“Eu não tinha noção que cultura era tudo isso, ver todas essas cores, diferentes formas de Monalisas tão próximas de nós, reconstruídas, ver produções de mulheres, pensar como a Psicologia também pode fazer parte disso eu saio daqui instigada, fervilhando e querendo ver e saber mais, isso também é aprendizado com sentido, que fica e que pode transformar” Maria Cabral, aluna do curso de Psicologia do Centro Universitário Unifanor | Wyden

2) Atividades multissensoriais para a compreensão da construção da identidade e da subjetividade da pessoa com deficiência - Os alunos da disciplina de Psicologia e Necessidades Especiais, no dia 13 de abril, foram convidados a realizarem diversas atividades com vendas e cadeiras de rodas, como, por exemplo: usar o banheiro, bebedouro, comprar um lanche, alugar um livro na biblioteca, andar nas rampas, utilizar o cyber, dentre outras atividades. “Considera-se acessibilidade plena como uma abordagem que vai além da visão cartesiana que leva somente em consideração o acesso físico, desconsiderando os aspectos mais macros do ambiente, como o ver e o não ver presentes no sujeito multissensorial”, explicou a Profa. Yuska Garcia, que ministra a disciplina.

Depoimento:

"Aulas como essa nos fazem refletir o quanto podemos transformar o nosso olhar para questões que muitas vezes estão presentes no nosso cotidiano e que deixamos passar despercebido." Nathaiana dos Santos, aluna do curso de Psicologia do Centro Universitário Unifanor | Wyden.

 
3) Desenvolvimento de perfil da rede social Instagram que registrou práticas profissionais – Na disciplina de Psicologia Organizacional e do Trabalho, ao longo do mês de abril, os alunos foram convidados a entrevistarem diversos profissionais, resgatando discursos em que há práticas criativas e registrando as experiências no perfil do Instagram intitulado de psidotrabalho. “Os estudantes lideraram a organização das imagens e textos, de um modo bem inovador e engajado. Conceitos de clínica da atividade, conteúdo trabalhado na disciplina, ganharam vida por meio de belas imagens e escritas”, afirmou o Prof. Márcio Gondim, que ministra a disciplina neste semestre. Todos os entrevistados assinaram termo de consentimento, autorizando a publicação das imagens Link do perfil: @psidotrabalho 

Depoimento:

“O recurso de usar a rede social nos deu a possibilidade de observarmos as experiências dos demais alunos da disciplina, uma vez que as duas turmas (dos dois turnos) puderam aprender e discutir sobre a teoria e a prática” Vitória Góis, aluna do curso de Psicologia do Centro Universitário Unifanor | Wyden.

 
Desse modo, essas ações realizadas por essas disciplinas no mês de abril ilustram ricas possibilidades de aprendizagem permeadas por frutíferas experiências, nas aulas do Centro Universitário Unifanor | Wyden.