Estudantes de Moda do UniFavip | Wyden apresentam coleção na Passarela da Fenearte.

Por Igor Conceição, via Portal Te Amo Caruaru

Estudantes do curso de Design de Moda, do Centro Universitário UniFavip | Wyden, de Caruaru, participarão da 19º edição da Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, que será realizada de 03 a 14 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os alunos apresentam, na Passarela da Fenearte, uma coleção especial com peças inspiradas na Ciranda, umas das danças mais tradicionais da cultura pernambucana.

O desfile acontece nesta quarta-feira, dia de 10 de julho, às 18h, e levará para a passarela a pluralidade e diversidade presente na Ciranda, que surgiu, simultaneamente, no Litorial Norte de Pernambuco e em áreas rurais da Zona da Mata Norte. A dança geralmente começa com uma pequena roda de poucas pessoas, que vai aumentando à medida que outros chegam para dançar e, ao atingir um tamanho que dificulte sua movimentação, forma-se outra roda menor no seu interior. O objetivo é a alegria de todo mundo, independente da raça, idade, crença religiosa, classe social, gênero ou orientação sexual.

Inspirados por essa dança tão democrática, os alunos do UniFavip | Wyden apresentam uma coleção genuinamente concebida para representar tais conceitos através do mix de estampas autorais, desenvolvidas exclusivamente para o desfile, e a assimetria. "Na coleção, os primeiros looks fazem uma referência ao clima praiano, com fluidez para representar o movimento das ondas e as calças remetendo às peças utilizadas pelos pescadores", explica o professor Adílson Júnior, um dos orientados do projeto.

A silhueta das peças vai crescendo, ganhando volume nas mangas e nas saias com o intuito de representar o aglomerado de pessoas que cresce gradativamente e a indumentaria tipicamente utilizada para a dança, composta por blusas ciganinhas de manga bufantes e saias rodadas. A programação da Passarela Fenearte acontece no mezanino do Centro de Convenções e é gratuita, aberta ao público presenta na feita.

Fonte: Portal Te Amo Caruaru

Confira o desfile completo:

 

Relacionadas

Alunos de Direito do UniFavip Wyden no Distrito Federal