Setembro Amarelo: Como posso ter apoio da minha instituição

Por Felipe Henrique, da Agência Experimental de Notícia do Núcleo F5

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A coordenadora do curso de psicologia do UniFavip | Wyden, Tatiana Varela, fala sobre a importância do setembro amarelo. Segundo Tatiana, a campanha é um movimento de preservação e valorização da vida, que visa a olhar para os espaços de cuidado da saúde mental e atenção com o próximo.

O curso de psicologia no Unifavip tem um programa de apoio tanto na comunidade aberta para Caruaru e regiões vizinhas, como para alunos da instituição. O centro universitário conta com o setor CASA, que está apoiando e faz todo o processo de triagem de acolhimento junto com os alunos e a qualquer momento pode encaminhar para um entendimento sistemático na clínica escola, no núcleo de apoio psicológico ao estudante, que fica localizado no terceiro andar bloco C. Confira o Podcast produzido pela nosso Núcleo F5:

Para a comunidade está disponível o Núcleo Integrado de Saúde, que fica localizado no Bairro Indianópolis. Além do núcleo, existem os espaços e centros que são parceiros da área: a policlínica Batista, localizada perto da fábrica de modas; o Centro Social Irmã Werburga e a Igreja Betesda. Nesses espaços são realizados atendimentos sistemáticos e plantões psicológicos.

O telefone do Núcleo Integrado de Saúde em Caruaru é (81) 3719-2535 e (81) 3727-4721.

Relacionadas