Alunos de Engenharia Civil participam de congresso em Coimbra

Alunos de Engenharia Civil participam de congresso em Coimbra

Durante os dia 14 e 16 de fevereiro, a Universidade de Coimbra realizou a 3ª edição do Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis (CLBMCS). O evento contou com a participação de alunos do Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden, os quais, na ocasião, tiveram a oportunidade de apresentar estudo realizado sobre reutilização de garrafas PET na produção de concreto estrutural.

O congresso tem como objetivo fomentar a pesquisa científica sobre a temática da construção sustentável, impulsionando a criação de soluções viáveis para o desenvolvimento de produtos que gerem menos impacto no meio ambiente. A edição 2018 do CLBMCS destacou trabalhos nas áreas de materiais inovadores, naturais, com incorporação de resíduos e subprodutos, bioarquitetura e muito mais.

Neste ano, o congresso aconteceu na Universidade de Coimbra, Patrimônio Mundial da Humanidade. Colaborando com o evento, os estudantes de Engenharia Civil Caroline Macedo, Leonardo Baptista Martins e Rafael Marques Zaratin, do UniMetrocamp, apresentaram o artigo “Análise Mecânica da Substituição Parcial do Agregado Miúdo pelo Poli (Tereftalato de Etileno) – PET em Concreto Convencional nas idades iniciais”.

A pesquisa, que contou com orientação do professor Jonatha Pereira, realiza e defende o estudo sobre a utilização do resíduo em pó de PET na produção de concreto estrutural. Segundo os alunos, “a Engenharia Civil é uma das áreas que mais consome matéria-prima natural e mais gera resíduos para o meio ambiente, portanto, buscar alternativas sustentáveis é de extrema importância. A nossa maior satisfação é poder fazer parte dessa transformação”.

Relacionadas

Dia Mundial da Água: alunos de Engenharia orientam como gerenciar o recurso
Alunos dos centros universitários UniFBV e Unifavip particpam da maior feira de artesanato da América