Alunos de enfermagem do UniMetrocamp visitam Lar São Vicente

Nos dias 11 e 20 de março de 2019, os acadêmicos do 3º período de graduação em Enfermagem, turmas matutino e noturno, respectivamente, realizaram visita técnica no Lar São Vicente de Paulo, na cidade de Campinas – SP, sob a supervisão da Prof. Drª Maria Regina Guimarães Silva.

Os acadêmicos receberam informações sobre a estrutura física, as internas, a equipe multiprofissional e a assistência coletiva e individual oferecida. Após essa apresentação, foram conhecer as dependências, as idosas hospedadas e os funcionários que se encontravam no local.

O Lar São Vicente de Paulo abriga 22 internas com faixa etária entre 62 a 94 anos que viveram situações diferenciadas de vulnerabilidade social, culminando no seu acolhimento pela instituição. A rotina diária inclui alimentação em 5 horários: às 8h (café da manhã), 11h (almoço), 14h30min (lanche da tarde), 17h (jantar) e por fim, às 20h, é oferecida a ceia. Em relação as visitas, a Instituição fica disponível das 13 às 16h, durante toda a semana (7 dias).

Médicos voluntários de diversas especialidades prestam assistência ao local periodicamente, e quando necessário, as idosas são encaminhadas a consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde, clínicas populares ou hospitais. Realizam-se coletas laboratoriais com clínicas conveniadas e em casos específicos, profissionais que se deslocam até o local. As usuárias recebem atendimento individualizado com equipe nutricional e psicológica. Visando a higiene pessoal é oferecido serviços de cabelereiros e podólogos.

Os acadêmicos foram surpreendidos em relação a organização, limpeza, disposição de funcionários e internas em recepcioná-los no esclarecimento das dúvidas e apresentação adequada do local. A percepção dos alunos é que o ambiente é agradável e acolhedor as idosas, fazendo com que elas tenham um bem-estar e autoestima elevados, e também se espera implantações de futuros projetos envolvendo a instituição acadêmica ao Lar São Vicente.