Autoconhecimento e Carreira profissional: como se relacionam?

Você já parou para pensar que o autoconhecimento influencia, e muito, o alcance do seu sucesso profissional? 
Você realmente se conhece? Sabe o que lhe causa os mais diversos sentimentos? Tem clareza dos estímulos que lhe proporcionam emoções negativas? Tem definido o que “sucesso” significa para você?
O autoconhecimento vai além de estar ciente das próprias forças e fraquezas. Significa investigar a sua própria subjetividade, ou seja, as suas particularidades como indivíduo.
Quando nos dedicamos à percepção dos nossos valores, crenças, sentimentos e pensamentos, passamos a voltar a nossa atenção para quem realmente somos. Saber quem realmente somos, proporciona o escolher consciente, que leva em conta os nossos princípios, desejos e vontades, conduzindo-nos consequentemente, para decisões mais assertivas.
Dessa forma, é possível construir nossa carreira de braços dados com o que nos move. Assim, o caminho traçado, bem como, o destino escolhido, passa a fazer mais sentido, uma vez que está fundamentado por escolhas autênticas.  
Pode-se dizer, portanto, que o sucesso profissional está vinculado ao alinhamento entre as próprias escolhas e o conhecimento que se tem de si.

Priscila Mello
Designer de Carreiras
UniMetrocamp | Wyden

Relacionadas

 engenharia