Independência e foco durante o intercâmbio é o desafio de estudantes do Semester Abroad

Interagir com pessoas diferentes, aprimorar idiomas e conhecer novos lugares são algumas das vantagens de participar de um programa de intercâmbio. Além de tudo isso, administrar o tempo, finanças, rotina de estudo, planejamento e foco na carreira, fazem parte das experiências adquiridas nesse período e marcam, principalmente, a autonomia de decisões relativas à profissão, estudos e vida pessoal.

Conquistar essa independência em relação à gestão e gerenciamento do próprio futuro é algo que todos os estudantes que passam pela experiência de intercâmbio reconhecem como um dos principais benefícios. Foi essa a experiência vivenciada pela estudante Luiza Regina Ferreira Demasi, que cursou o 7º período de Direito em Paris (França), pelo programa de intercâmbio da faculdade Martha Falcão | Wyden, Semester Abroad. 
“Desde que eu comecei a me planejar para viajar, eu já fui me organizando em relação à minha vida financeira e prevendo necessidades. O Semester Abroad já foi me ensinando desde antes da viagem. Isso foi o que me deixou preparada para viajar tranquila e, assim, aprendi a organizar o meu futuro”, afirma Luiza.

Durante seis meses, ela estudou na universidade francesa Paris-Dauphine, considerada uma das mais importantes da Europa e de excelência acadêmica em Economia, Administração, Direito, Ciências Sociais, entre outros. Pelo Semester Abroad, o aluno Wyden pode cursar um semestre da graduação em mais de 50 universidades pelo mundo, pagando o mesmo preço do curso no Brasil.

“Estudei o período de 2018.1 em Paris, quando pude morar sozinha pela primeira vez, em uma residência estudantil francesa. Por conta disso, tive uma experiência completamente imersiva; estudei com alguns dos melhores professores do mundo, inclusive professores de Harvard. Precisei calcular tempo e dinheiro para conhecer lugares. Aproveitei para conhecer todos os museus da cidade, que são gratuitos para estudantes, e pude conhecer cidades do interior, próximas à Paris, por conta do vale transporte, que é gratuito nesse perímetro. Almoçar dentro da universidade me ajudou muito a economizar dinheiro”, explica.

Para administrar a independência em Paris, ela conciliou gastos e tempo de estudos, dentro do cronograma, de forma que pudesse agregar ao máximo a experiência no foco pretendido. “Pude escolher as minhas matérias, então foquei bastante na minha área de interesse, o Direito Ambiental. Em relação a viagens pela Europa, como não eram a minha prioridade, fiz algumas bem pontuais para lugares importantes historicamente e no cenário internacional, como o Parlamento Europeu, em Bruxelas”, explica.

Ter uma oportunidade internacional agrega não apenas valor ao lado profissional como também ao fato de o aluno tornar-se um pouco mais independente em vários aspectos. “Ele se torna responsável pelas escolhas e pelo direcionamento que essa experiência vai ter”, afirma o instrutor de inglês, do programa English Pro, da faculdade Martha Falcão Wyden, Leonardo Brasileiro.

Ele ressalta que os ganhos são dentro e fora da faculdade. “O próprio English Pro é uma porta para que o aluno se integre mais ao ambiente internacional da faculdade, adquirindo mais chances de de capacitação, uma vez que poderá entender todo o conteúdo ofertado pela biblioteca virtual internacional, além de abrir a mente para novas possibilidades”, afirma. Ele ressalta o caso de uma aluna que nunca tinha estudado inglês e iniciou o  English Pro junto com a graduação. “Ela acabou participando do Academic Award, já foi atrás de outro programa de intercâmbio, porque percebeu que traria mais oportunidades e agora que vai concluir a graduação, encaminha também para o último nível do curso de inglês”, explica.

Benefícios internacionais

Nem só de intercâmbio vive a tão sonhada independência no gerenciamento da carreira e da vida pessoal. Outros benefícios internacionais, com tempo de duração variados, também permitem uma experiência internacional, de acordo com o seu perfil. Confira mais!

Relacionadas