Congresso Internacional de Nutrição recebe professor do Unimetrocamp

"A utilização da saliva como ferramenta diagnóstica menos invasiva para avaliar atletas" foi o tema da palestra do Prof. Dr. Lázaro Nunes, do Centro Universitário Unimetrocamp | Wyden, durante o XIV Congresso Internacional de Nutrição Esportiva Funcional que aconteceu dia 13/09, no Centro de Convenções Frei em São Paulo/SP. Cerca de 1000 nutricionistas acompanharam a palestra do Prof. Lázaro, que apresentou dados de pesquisas desenvolvidas no Centro Universitário com saliva de atletas de futebol sub-20. 

Confira um pouco sobre a palestra:
Possuir um estilo de vida saudável diminui a ocorrência de várias doenças e aumenta a expectativa de vida do indivíduo. Neste sentido, praticar atividade física melhora a qualidade de vida e diminui o estresse diário. Entretanto, a realização de atividades físicas requer o acompanhamento de profissionais da educação física, nutricionistas, médicos e fisiologistas (que podem ser Farmacêuticos ou Biomédicos). A realização de exames laboratoriais em praticantes de atividade física ajuda a prevenir lesões associadas ao treino ou patologias que podem se desenvolver. Em atletas de alto rendimento, estas análises também são utilizadas para pesquisar a presença de substâncias que aumentam a performance de forma artificial, é o chamado doping.
Poucas pessoas gostam de retirar uma amostra de sangue para estas análises, e o atleta não é diferente. Além disso, não se pode alterar a rotina de treinos do atleta para realizar a coleta de sangue. 

Além do professor Dr. Lázaro Nunes, estiveram presente no evento os professores Bernardo Neme Ide, Fernando Catanho e Gustavo Santos.

 

Relacionadas

 semester_abroad