UniMetrocamp | Wyden lança Programa Mão Amiga em Campinas

O Programa ‘Mão Amiga’ terá na próxima turma a capacitação de profissional para eletricista. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23) durante cerimônia realizada no Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden, nova parceira do projeto. Outra novidade é que, nas sextas-feiras, a universidade oferecerá aulas com os estudantes das diferentes formações oferecidas e os participantes terão vivências em gastronomia, nutrição, direito, entre outros. Nesta nova turma serão formados 40 alunos.  

“O curso de engenharia civil sempre teve essa proposta de uma veia social e as atividades de extensão comunitária são muito valorizadas. E agora queremos devolver para a sociedade um pouco daquilo de positivo que temos aqui”, comemora Francis Regis Irineu, reitor do UniMetrocamp | Wyden.

O “Mão Amiga” é um projeto, realizado pela Prefeitura de Campinas, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (SindusCon-SP), que tem como objetivo oferecer oportunidade de trabalho para que pessoas em situação de rua, possam abandonar essa condição e voltar para o convívio familiar e social. Os participantes recebem formação profissional em diferentes atividades na área da construção civil. Durante o curso, eles atuam na manutenção da cidade, em cuidados com praças, ruas e avenidas. Ao deixar as ruas e começar a trabalhar, a pessoa recebe R$ 939,20 por mês.

“A área da construção civil tem muito a contribuir com a sociedade e muitas empresas e instituições estão seguindo esse caminho. Geralmente, nesse setor estão muitos trabalhadores analfabetos, por exemplo. Temos tentado e trabalhado para diminuir esse índice e oferecer ainda mais crescimento profissional para eles”, conta o diretor da Regional do SindusCon-SP em Campinas, Márcio Benvenutti.

Essa é a 5ª turma do projeto e as aulas desse módulo de eletricista serão dadas no complexo de apartamentos Villa Garden, espaço cedido pela MRV Engenharia. A primeira turma, no segundo semestre de 2016, contou com 25 pessoas matriculadas, sendo que 15 delas se formaram.

“A gente acredita que, além desse atendimento todo, de fato aquele ditado que 'o trabalho dignifica o homem' é verdadeiro. As pessoas se sentem muito mais úteis e têm muito mais motivação quando estão vinculadas à sociedade por meio do trabalho”, finaliza Eliane Jocelaine Pereira, Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Fonte: SINDUSCON-SP  

Texto: Stephanie Borin

 

 

mão amiga engenharia civil arquitetura

Assinatura parceria

mão amiga engenharia civil arquitetura3

Assinatura parceria 3

mão amiga engenharia civil arquitetura 4

Assinatura parceria 4

mão amiga engenharia civil arquitetura
mão amiga engenharia civil arquitetura3
mão amiga engenharia civil arquitetura 4

Relacionadas