Autoconhecimento: um caminho para o sucesso profissional

Autoconhecimento: um caminho para o sucesso profissional

As curiosidades que norteiam o ser humano, desde sua evolução até os dias atuais, estão ligadas às situações externas (sociedade) e às internas (sentimentos e emoções). É válido frisar que, neste sentido, o autoconhecimento é um grande aliado para as conquistas pessoais e profissionais, tendo em vista que as atitudes são reflexos de seus pensamentos, sentimentos e emoções.

Compreende-se o autoconhecimento como o mapeamento de si, de suas características, habilidades, sentimentos, pontos de melhoria etc.  Diante disso, para se obter sucesso profissional, tais ações tornam-se essenciais, pois quando as pessoas passam a entender seus próprios sentimentos diante das inúmeras situações do dia a dia melhoram sua vida profissional e, consequentemente, destacam-se entre as demais. Com esta habilidade, você pode ter as melhores escolhas no início da carreira as quais possibilitarão que você encontre sua vocação.

Um exemplo a ser considerado sobre o tema é que, no momento em que você faz uma entrevista para conseguir um estágio/emprego, faz-se necessário esta habilidade. Ficar tenso diante do entrevistador, com as mãos trêmulas, passa insegurança e demonstra pouco autocontrole, ou seja, não se sentir empoderado de seus conhecimentos e habilidades, não saber como agir mediante algumas situações faz do momento uma verdadeira catástrofe. Perdendo, assim, a chance de se destacar com uma boa primeira impressão.

As pessoas atuantes nas diversas áreas profissionais beneficiam-se quando conseguem ter o autoconhecimento. Assim, é provável que este profissional se destaque não somente na empresa, mas também nas relações com seus companheiros de trabalho.

Além do mais, o autoconhecimento viabiliza um desenvolvimento pessoal e profissional mais rápido e eficiente, garantindo trabalhar uma imagem pessoal que se comunique com seus objetivos pessoais e profissionais. Com isso, a pessoa consegue criar convicções mais assertivas sobre carreira. Outro momento em que o autoconhecimento pode contribuir na gestão de carreira é quando o profissional não sente a plenitude de realização com seu trabalho e decide mudar de caminho. Essa é uma decisão que precisa de bastante reflexão para que não haja arrependimentos e frustrações no futuro.

No contexto atual de um mundo globalizado, no qual encontramos tanta competitividade e estresse, as empresas estão em busca de profissionais que detenham essa informação e possam contribuir com mais eficácia frente ao mercado. Isto trará uma segurança maior às organizações: o fato de saber que naquele ambiente há profissionais com a habilidade de autoconhecimento suficiente para realizar adequadamente todas as suas ocupações.

Alan Costa
Designer de Carreiras
Faci | Wyden

Relacionadas