Alunos Facimp realizam ação social de atendimento odontológico para crianças autistas

O curso de Odontologia da Facimp | Wyden realizou, no último dia 16 de maio, uma ação social em parceria com a Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo de Imperatriz – (Afagai), para atender crianças com autismo, oferecendo serviços odontológicos preventivos e orientações para os pais sobre saúde bucal.

Durante toda a tarde, na Clínica Escola da instituição, os alunos do 8° período de Odontologia da faculdade realizaram atendimentos às crianças e orientações aos pais, numa extensão prática da disciplina ‘Odontologia para pacientes com necessidades especiais’ para os pacientes autistas, sendo que alguns deles ainda não haviam tido nenhum contato com dentistas.

A professora do curso de Odontologia da Facimp | Wyden, Márcia Cristina, explanou sobre os detalhes e cuidados prévios na realização desses atendimentos: “procuramos deixá-los à vontade com atividades lúdicas e educativas, para as crianças interagirem e se ambientarem num espaço odontológico”.

Kauana Mota, aluna de Odontologia, descreveu a experiência adquirida com os atendimentos e práticas sociais desse tipo: “atender e ganhar a confiança destes pacientes é muito gratificante, além de requerer um manejo e preparo especial do profissional para atendê-los, com estudo prévio para oferecer todo o conforto e melhores procedimentos possíveis”.

“Achei a ação muito importante. Meu filho veio pela primeira vez ao dentista e ficou bem à vontade, foi uma grande oportunidade para a gente e estou muito feliz”, comentou Cleudineia Resplandes, sobre a satisfação e a oportunidade de ver seu filho autista sendo atendido pela primeira vez.

Além do atendimento, as crianças tiveram a oportunidade de se entreter durante as atividades na Clínica Escola. No começo da tarde, elas assistiram junto aos pais a apresentação do teatro promovido pelos próprios alunos, numa forma simples e divertida de mostrar com fantoches como prevenir e ter cuidados com os dentes, além de tratar da importância da manutenção de uma boa higiene bucal.

A Campanha de Assistência Odontológica ao Autista terá atividades também no dia 23 de maio e dará continuidade aos atendimentos, a partir das 15h, na Clínica Escola da Facimp | Wyden.

Relacionadas

alunos produzem campanha
Atléticas reúnem-se em ação social para famílias carentes de Imperatriz