Bacharelado ou Licenciatura — Saiba Qual é o Melhor Para Você

Após acabar o ensino médio, o próximo passo é cursar uma graduação. Ou seja, subir mais um nível para preencher seu currículo e, melhor do que isso, adquirir novas habilidades. Nesse momento, é comum surgir a dúvida “bacharelado ou licenciatura?”.

Bacharelado ou licenciatura? Entenda a diferença.

Para acabar com esse questionamento, você precisa conhecer esses dois tipos de graduação e escolher o que mais se adequa ao seu estilo. Lembre-se de que sua decisão terá impacto direto nas atividades que vai realizar no futuro, pois cada tipo conta com suas finalidades e limitações que você vai descobrir agora.

O que é bacharelado?

O bacharelado é um modelo de capacitação que é mais generalista. Ou seja, quando você o concluir, vai poder atuar de forma ampla no mercado de trabalho. 

Esse curso tem duração média de três a seis anos e oferece conhecimentos teóricos e práticos que podem ser aplicados diretamente por você, diferente da licenciatura.

O que é licenciatura?

A maior diferença entre essa modalidade e a anterior é que os conteúdos que você irá estudar serão as ferramentas para formar novos profissionais no futuro. Isso porque, se você decidiu cursar uma licenciatura, significa que optou por uma carreira acadêmica — a de seguir na linha de educação escolar e até mesmo universitária. 

Esse tipo de formação tem uma duração média de três a quatro anos e é ideal para aqueles que sonham em dar aulas. 

As principais matérias da licenciatura são ministradas na educação básica, como por exemplo: 

  • educação física;

  • matemática;

  • física;

  • literatura;

  • química, entre outras.

Como descobrir qual é o seu perfil?

Para descobrir a qual perfil você se encaixa e acabar com a dúvida entre bacharelado ou licenciatura, o primeiro passo é conhecer mais sobre ambos, e isso você já está fazendo.

Depois, é importante descobrir qual a sua área de interesse para analisar se ela tem as duas opções de graduação ou só uma. Muitos dos cursos da área da saúde são somente bacharelado, por exemplo. 

Para finalizar, nada melhor do que pensar sobre o seu futuro. Visualize que tipos de atividades você se imagina praticando nos próximos anos e faça sua decisão com base no seu plano de carreira. Se o seu sonho é ser professor e já sabe que a licenciatura é a opção ideal, fazer esse curso pode ser um passo relevante rumo ao seu sucesso na vida acadêmica.

Gostou das dicas? Continue navegando na área de notícias da Wyden Educacional e entenda mais sobre as possibilidades para o seu futuro.

CALCULE SUA BOLSA A PARTIR DA NOTA DO ENEM

INSCREVA-SE COM A NOTA DO ENEM

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Relacionadas