Garanta sua vaga na Wyden. Escolha uma de nossas bolsas remanescentes do Prouni.

Como Conseguir FIES? Confira as Exigências!

Atualmente, o que não faltam são possibilidades para dar aquela “mãozinha”em seus estudos. Uma dessas alternativas é o Financiamento Estudantil, que com certeza você já ouviu falar. Neste artigo, criamos um pequeno guia para ajudar você a entender como conseguir FIES para começar seu curso dos sonhos.

Saiba como conseguir  Fies

Se você não entende bem sobre o programa de financiamento, vamos explicar.

Resumidamente, o Fies — Fundo de Financiamento Estudantil — foi criado em 2001 pelo Ministério da Educação (MEC). O principal objetivo do projeto é fazer com que estudantes consigam ter acesso ao ensino superior privado com ajuda do governo.

Desde o seu surgimento até o ano de 2017, o Fies chegou a realizar mais de 2 milhões de contratos de financiamento, de acordo com o FNDE — Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Interessante, não? Isso mostra que o programa é realmente uma boa alternativa para quem desejar estudar, mas não pode pagar toda a mensalidade naquele momento.

Porém, para entrar em uma faculdade usando o financiamento, é preciso seguir algumas exigências. Abaixo, você vê como conseguir FIES:

1. Realização da prova do ENEM

O primeiro passo de como conseguir FIES é realizar a prova do ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio ocorre todos os anos, portanto, não perca as inscrições e se prepare para a prova.

Com o resultado do ENEM, o estudante não pode ter uma média inferior aos 450 pontos, nem obter zero na redação. Se você realizou o exame e teve esses resultados mínimos, um pré-requisito já foi atendido.  

2. Renda

Outro ponto que é  considerado na hora de solicitar o financiamento estudantil, é a sua renda. Como o programa tem como principal objetivo permitir a inclusão de pessoas que não tenham a possibilidade de começar a pagar a mensalidade naquele exato momento, quem deseja conseguir o benefício deve ter um ganho per capita familiar de até três salários mínimos (para modalidade 9) ou de até cinco salários mínimos para quem deseja obter auxílio da modalidade P-Fies.  

3. Inscrições

Ao atender aos pré-requisitos básicos, é essencial ficar atento às datas das inscrições. Em 2019 é possível se inscrever a partir do dia 25 de junho a 1 de julho. Durante o ano, o sistema é aberto duas vezes, uma no primeiro semestre e outra no segundo. Para isso, você deve se cadastrar no site Fies Seleção.

Após realizar a inscrição, você precisa preencher um cadastro para que as informações passem por uma análise.  

Com a confirmação de todos os seus dados, você poderá finalmente assinar os documentos necessários e finalizar o processo de acordo com o protocolo da instituição que escolheu.

Agora que você já sabe como conseguir  Fies, que tal continuar acompanhando mais conteúdos sobre o mundo universitário no blog da Wyden Educacional? Aproveite também para conhecer os nossos cursos e investir no seu futuro profissional!

Relacionadas

Faça sua transferência externa e venha estudar na Wyden
wyden-alunas