Como Funciona o ProUni? Confira se Você Pode Participar!

Entender como funciona o ProUni é um oportunidade de ingresso na universidade para estudantes que não possuem condições financeiras de arcar com os altos custos de um curso universitário.

Conhecido como Programa Universidade para Todos, O ProUni é uma iniciativa do governo federal, criada em 2004. A ideia oferece bolsas de estudo, que cobrem de 50% a 100% do valor da mensalidade em universidade particulares. A seleção de candidatos ocorre duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Quer entender mais sobre o programa? Confira o artigo de hoje e tire suas dúvidas!

Entenda como funciona o ProUni e como ingressar

Desde 2004, o número de pessoas que conseguiram iniciar um curso universitário aumentou significativamente. O resultado da medida foi o aumento da escolaridade média do brasileiro. De acordo com dados do IBGE, entre os anos de 2004 e 2013, a proporção de graduados no ensino superior, com idades entre 25 a 34 anos, quase dobrou e passou de 8,1% para 15,2%.

Para ingressar no sistema e ganhar a oportunidade de ter os estudos custeados pelo ProUni, é necessário realizar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova, como de costume, acontece uma vez ao ano, entre os meses de Outubro e Novembro. Além de realizar o teste, que envolve assuntos tratados no currículo do ensino médio, é necessário obter a nota mínima definida pelo MEC, (450 pontos) e não tirar zero na redação.  

Condições para ingressar

Além de participar do ENEM e ter a nota mínima estabelecida, o candidato que quer conseguir uma bolsa do ProUni deve atender a um dos requisitos:

  1. Renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa;

  2. Ter completado o ensino médio em um escola da rede pública de ensino ou ser bolsista em uma instituição privada;

  3. Possuir algum tipo de deficiência;

  4. Atuar como professor na rede pública de ensino e desejar uma vaga em algum curso de licenciatura. Para esse tipo de candidato, a renda familiar não será considerada;

A seleção de candidatos

Após a realização da prova, o candidato a uma bolsa do ProUni deverá realizar a inscrição pelo site do programa, é importante ficar atento à data limite. O estudante deverá escolher a modalidade da bolsa e até cinco possibilidades de instituições. A partir de então, o sistema realizará a classificação. A nota do ProUni é obtida por meio da média aritmética dos resultados das provas de conhecimentos gerais e redação.

Posteriormente à pré-seleção do MEC, os estudantes devem comparecer às instituições com documentos que comprovem todas as informações passadas durante a inscrição, com a validação, caso ocorra aprovação, é emitido o Termo de Concessão de Bolsa.

Agora que você já sabe como funciona o ProUni, aproveite para conferir as oportunidades disponíveis com o convênio da Wyden Educacional e estude com +85 anos de qualidade internacional.

 

Relacionadas

plano_de_carreira