Como Organizar as Finanças e Aproveitar Melhor Seu Dinheiro

Saber como organizar as finanças é algo muito importante em qualquer fase de nossas vidas! Reclamar que nunca tem dinheiro para viajar, sair e curtir com os amigos pode ser simplesmente por falta de planejamento e controle financeiro.

O problema é que isso pode levar ao endividamento. Por isso, que tal anotar algumas dicas para você dar uma reviravolta na sua vida financeira? Confira este mini guia que criamos e aplique o quanto antes!

 

4 passos de como organizar as finanças

Se você quer saber como organizar as finanças, mas não sabe por onde começar, fique tranquilo. Vamos te apresentar um passo a passo para realizar a tarefa e fazer as pazes com a sua conta bancária. Veja:

1. Saiba exatamente o valor que você ganha

Parece até estranho, não é mesmo? Mas sabia que muitas pessoas não têm a real consciência de quanto realmente entra em sua conta? Se você se identificou, comece agora a observar todos os valores que recebe e anote-os em uma agenda ou planilha. Com isso, estabeleça uma meta de gastos que caibam, obviamente, dentro do total recebido.

2. Liste as despesas

Após entender o valor total que você terá disponível por mês, liste todos os seus gastos mensais. Comece pelos valores fixos, ou seja, as despesas comuns de todos os meses, como, por exemplo, aluguel, luz, água, internet e academia.

Depois faça uma lista com gastos que variam mês a mês, mas que você também tem todos os meses, como: alimentação, transporte, lazer, farmácia, cartão de crédito, entre outros, de acordo com as suas necessidades.

Ao somar os valores fixos e variáveis, você tem um total que é menor do que a quantia que você recebe mensalmente? Se sim, perfeito: esse é o caminho para reorganizar sua vida financeira.

3. Livre-se das dívidas

As pessoas ficam endividadas porque gastam mais do podem pagar, certo? Porém, se você teve algum imprevisto e acabou acumulando contas, saiba que por mais que seja difícil pagá-las, é necessário se esforçar para sair da lista de devedores.

Existem várias formas de conseguir se livrar de uma dívida. Você pode tentar negociar com seu banco e conseguir um bom abatimento do valor.

Experimente também fazer alguns cortes no seu orçamento, como, por exemplo, não comer fora todos os dias, sair menos aos finais de semanas, cancelar a TV a cabo não usada, trocar o plano do celular e por aí vai. Você não precisa se privar de tudo, mas deve ter consciência que algumas mudanças de comportamento farão a diferença no fim do mês.

4. Monitore seus gastos diários

O segredo de como organizar as finanças é acompanhar os seus gastos diários e observar para onde seu dinheiro está indo.

Atualmente existem aplicativos de celular que ajudam, principalmente se você não é tão bom assim com números. Outra boa dica é criar uma planilha para organizar seus gastos, mas, se preferir, um caderninho já resolve a sua vida.

Gostou das nossas dicas de como organizar suas finanças? Aplique-as o quanto antes e use seu dinheiro de maneira mais inteligente. Aproveite e continue acompanhando as publicações da área de notícias da Wyden Educacional!

Relacionadas

wyden-alunas