Como Se Sair Bem Em Uma Entrevista de Emprego?

Mesmo com excelente qualificação profissional, conseguir uma posição no mercado de trabalho não é uma tarefa simples. Além da experiência, da capacitação, é importante saber como se sair bem em uma entrevista de emprego. Afinal, de nada adianta todo o investimento em sua formação, se não souber se apresentar e defender o porquê de ser um profissional capacitado para a vaga.

A entrevista é um momento crucial, será o primeiro contato entre você e a empresa almejada, por isso a primeira impressão, sem dúvidas, será levada em conta. Mas não se preocupe, seguindo algumas dicas, é possível se sair super bem desse primeiro contato e conquistar a oportunidade. Confira!

Dicas de como se sair bem em uma entrevista de emprego 

Em uma entrevista de emprego, o comum é que o profissional responsável por mediar a conversa dará a oportunidade para que você se apresente, conte sobre sua formação profissional, explique algumas de suas qualidades e diga porque tem capacidade e aptidão para ser contratado. Ou seja, esse é o momento de você “se vender”.

Ficar nervoso é normal, porém, é necessário manter o controle emocional para se destacar entre os outros candidatos. Veja algumas dicas:

Chegue com antecedência 

Concorda que chegar atrasado pode gerar uma péssima primeira impressão? É possível que o entrevistador pense que você não é muito organizado, e logo, poderá ter problemas para cumprir os horários de trabalho. Isso sem falar no quão deselegante é deixar alguém esperando, lembre-se de que quem está almejando a vaga é você.

Se você não souber onde é o local da entrevista, verifique qual o melhor caminho e calcule  quanto tempo irá levar, aproximadamente. Assim, atrasos são evitados. Porém, em caso de algum contratempo, o ideal é ligar e explicar o ocorrido.

Conheça bem o seu currículo 

É provável que você tenha sido chamado para entrevista porque o entrevistador gostou das habilidades e experiências descritas nos seu currículo. Portanto, é possível que sejam feitas algumas perguntas sobre o que foi apresentado no documento. Por isso, saiba responder às possíveis dúvidas do recrutador.

Pesquise sobre a empresa almejada 

Uma maneira de se destacar e chamar atenção do entrevistador é mostrar que você tem o conhecimento sobre a empresa. Para isso, estude antes um pouco da história e sobre o campo de atuação da instituição. Essa prática mostra o seu interesse em participar do time de funcionários.

Atenção ao seu comportamento

Manter um comportamento adequado é também um ponto importante. Se você quer saber como se sair bem em uma entrevista de emprego, tenha em mente que o momento é, na maioria das vezes, um encontro mais formal. Por isso, mantenha a postura reta, olhe nos olhos do entrevistador, mostre firmeza em suas palavras e seja simpático.

Vá vestido adequadamente

A roupa escolhida para ir à entrevista também é importante. Ambiente de trabalho não combina com roupas muito curtas, decotes, bermudas, maquiagem muito forte, não é mesmo? É claro que algumas empresas são mais flexíveis e não pedem por um visual elaborado, mas para não errar, o melhor é pesquisar sobre a empresa e observar o nível de formalidade com que ela se apresenta.

Agora que você já sabe como se sair bem em uma entrevista de emprego, aproveite para se preparar para crescer no mercado de trabalho e ter sucesso em sua vida profissional.

Acompanhe a área de notícias da Wyden Educacional e confira mais dicas!

 

Relacionadas

wyden-alunas