Como Usar a Nota Do Enem Para Entrar Na Faculdade?

Quem está pensando em entrar na faculdade e fez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), poderá usar a nota para participar de diversos programas do Governo Federal que facilitam o acesso ao ensino superior, em universidades públicas e privadas de todo o país. Se você fez o Enem 2018, existem quatro possibilidades para ingressar no ensino superior utilizando o desempenho no Exame e, na maioria delas, nem é preciso fazer provas do Vestibular. Confira:

Para que serve o Enem?

Estudar, conquistar o emprego dos sonhos, ampliar os horizontes, ter cada vez mais conhecimento mergulhando no mundo universitário são alguns dos objetivos que você pode alcançar com o Enem. Se você tirar uma boa nota no Enem, pode até mesmo conseguir uma bolsa na faculdade ou um financiamento estudantil.

Afinal, como usar a nota do Enem?

Listamos abaixo algumas possibilidades sobre como usar a nota do Enem para o ingresso na faculdade. Veja:

Usando o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal que classifica os estudantes para as vagas nas universidades públicas de acordo com as notas que tiraram no Enem. A pontuação mínima é determinada pela faculdade, então pode variar. Mas você não pode ter zerado a redação! Além disso, quanto maior for sua nota, maiores são suas chances de conseguir entrar em alguma instituição pública.

Usando o ProUni

Já o Programa Universidade para Todos (ProUni) é usado para quem deseja entrar em uma faculdade particular e precisa de uma ajudinha para pagar. Com esse programa é possível conseguir uma bolsa de estudos que pode ser parcial (50%) ou total (100%). Você precisa da nota do Enem para concorrer ao ProUni. Você precisa ter tirado, pelo menos, 450 pontos nas provas objetivas e não pode ter zerado na redação. Lembrando que o ProUni é oferecido para quem tem renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família.

Usando o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo para que você possa conseguir financiamento com juros baixos. Além disso, parte do pagamento fica só para depois que você se formar. Para esse programa também é necessário que você tenha feito no mínimo 450 pontos na prova do Enem e ter tirado mais do que zero na redação. Além dessas opções, é possível que o estudante entre em uma faculdade usando a nota do Enem como complemento para a do vestibular, ajudando a aumentar seu desempenho.

Já outras instituições aceitam o Enem como parte total, sem precisar que você faça o vestibular da faculdade — caso tenha tido uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio. As notas e regras irão depender de cada faculdade.

Complementar a nota do vestibular

Algumas instituições de ensino superior, principalmente as da rede pública, costumam aceitar o desempenho no Enem como complemento da pontuação do vestibular tradicional. O estudante precisa fazer as duas provas, do Enem e do Vestibular. A pontuação final é considerada pelo desempenho obtido nos dois exames. Dessa forma, a nota do Enem ajuda a melhorar o desempenho do aluno no vestibular, pois o cálculo final não costuma prejudicar o estudante que não tenha obtido um bom resultado nas provas do Enem.

Gostou de saber como usar a nota do Enem? Confira as formas de ingresso disponíveis na Wyden Educacional e aproveite!
 

 

CALCULE SUA BOLSA A PARTIR DA NOTA DO ENEM

INSCREVA-SE COM A NOTA DO ENEM

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Relacionadas

Em breve, mais informações sobre o gabarito e resultado do enem 2019.
enem-wyden